domingo, 20 de novembro de 2011

Turma 82 Vitória Andrighett

Vitória Andrighett


                      Mudanças
            Sair de uma cidade onde você passou a vida inteira não é fácil, muito menos ir para uma cidade onde não consegue se adaptar aos costumes da região e da nova vida. É o caso de muitas pessoas que saem de suas cidades natais e migram para cidades grandes.
            Em busca de emprego e bom salário, ou em busca de educação e melhor qualidade de vida. Mas nada é fácil, ou melhor, nunca foi fácil para alguém que foi criado no interior. Pequeno, simples, mudar radicalmente e morar num lugar onde a correria é hábito na vida das pessoas.
            Se sentir deslocado, desacostumado, um estranho no novo ambiente é completamente normal. Bem como não conseguir se adaptar a rotina da maioria das pessoas que vivem de lá pra cá, de cá pra lá, numa rapidez e mecanismo impressionante.
            Então, se você é uma dessas pessoas que mudaram de cidade, lembre-se: você não é o único. Você deve procurar tentar adaptar o seu antigo mundo no seu novo mundo, assim verá que em qualquer lugar do mundo temos condições.

Turma 82 Gabrieli Guisso

Gabrieli Guisso

   SONHO ESTRANHO      
Isabele teve um sonho estranho foi para escola assustada e começou a contar para sua melhor amiga Jéssica. Que ela tinha sonhado que tinha se perdido em uma cidade desconhecida, uma cidade velha, sem tecnologia, escura e parecia nem haver vida lá.   
Então apareceu uma velha senhora, ela perguntou para a senhora onde ela estava, que lugar era aquele, a senhora disse que o nome da cidade era Vargas.Isabele perguntou por que la era tudo velho a senhora disse que lá ninguém gostava de tecnologias, de coisas novas depois disso a senhora desapareceu no meio do nada. Isabele acordou quando a senhora desapareceu por isso estava assustada com seu sonho, mas sua amiga disse a ela que tinha sido apenas um sonho estranho e ruim e que ela tinha que ficar calma. O tocou o sinal  e Isabele estava bem melhor e entrou para aula.


Turma 81 Yasmin Zanesi

   Yasmin Zanesi

                                    A Sabedoria do Vovô

Hoje o mundo da tecnologia está cada vez mais avançada. Com tantas inovações e novidades que jamais poderíamos imaginar que algum dia existiria.
Diante disso questionei meu avô Orlando que estava lendo um de seus livros favoritos todo empoeirado, como era de costume. E lhe perguntei:
-Vô, não entendo porque o senhor fica horas e horas lendo esses livros todo empoeirado, enquanto poderia navegar na internet, se divertir, escutar música, tantas coisas que podem sem fazer, ao invés de ficar ai sentado nessa poltrona lendo essas histórias bobas que nem tem mais graça.
Mas meu avô calmo como sempre me respondeu:
-É simples meu neto, o mundo em que você vive cheio dessas tecnologias é diferente do meu mundo. Pois antigamente não tinha nada dessas inovações. Os jovens de hoje só pensam em escutar músicas altas, em navegar na internet, em diversão.
Estava percebendo que o que meu avô falava tinha sentido, mas ainda não estava compreendendo direito então me intrometi e disse:
-Vô, é o que todos os jovens fazem. O senhor não quê que fique o dia inteiro lendo, enquanto tenho o mundo inteiro para curtir.
- Sim, sei meu neto, mas ler é muito importante, e você não precisa ficar o dia inteiro lendo, só apenas algumas horinhas, já é o suficiente para podermos aprender a ler e escrever, são tantas histórias diferentes, com imaginações absurdas em que você pode explorar quando quiser,  e se tiver alguma dúvida você pode falar comigo.
Eu sem jeito depois de uma explicação como essa respondi:
-Vô, não sabia que ler é tão bom assim, depois disso vou comprar muitos livros, e vou fazer como o senhor me dedicar a eles.



O Mundo de Hoje

Toda e qualquer pessoa tem direitos seja qual for. Escutamos  que crianças recém nascidas são jogada no lixo, que são deixas sozinhas em casa, passando fome e muitas delas sendo maltratadas pelos pais.
Muitas crianças começam a trabalhar desde cedo para o seu sustento e da família. Só que se não trabalharem acabam passando fome, ou muitas vezes se drogando, pois não tem com que se ocuparem.
O racismo é ainda muito presente no Brasil. Pessoas são descriminadas por cor, raça, etnia, religião, entre outros. Pessoas depois dos cinquenta anos são consideradas impossibilitados de trabalhar.
Que mundo é esse em que as pessoas não tem respeito nem de si mesmas. Que tudo é motivo para descriminação, racismo, violência e guerra.


Turma 81 Ingrid Pasquali

 Ingrid Pasquali

A Falta de um Livro

Os livros estão saindo de cena e as novas tecnologias estão tomando conta das pessoas.

Ninguém mais se interessa pelos livros, nem se quer lembram-se deles. Veja a conversa entre um pai e um filho:
- Pai, me ajuda neste trabalho da escola?
- Sim filho, pegue seus livros e vá até a mesa.
- Mas pai, eu não vou usar livros, vou usar a internet, é mais rápido.
O pai se assusta ao perceber que seu filho não se interessa pelos livros da escola e pergunta a ele:
- Filho, você lê algum outro tipo de livro?
- Não né, odeio livros, são muitos chatos.
 O pai novamente se assusta, mas aceita ajudar seu filho no trabalho,  mesmo que seja com a ajuda da internet.
Enquanto seu filho escrevia em um rascunho ao lado do computador, seu pai observava os erros ortográficos cometidos pelo seu filho, a letra que muito pouco se entendia e a falta de vontade do menino ler.
Então o pai pensa: o que serão desses jovens daqui a alguns anos?
Meu filho não gosta de ler nen ao menos um jornal ou uma revista.
Então paramos para pensar em como os livros são importantes, o quanto nos fazem bem. A internet por um lado ajuda, mas ao mesmo tempo destrói os jovens e os torna incapazes, por exemplo, de ler um livro.



      Aceitar
O homem desde o seu passado possui em sua índole, diversas formas de se expressar e agir. Aceitar como a sociedade moderna se transforma tem sido uma enorme dificuldade na vida de um homem .
Regras impostas pelos homens modernos forçam as pessoas a se adaptarem a realidade. Realidades que muitas vezes não condizem com, os princípios dados desde a infância.
Cada pessoa tem os seus valores, seus princípios e sua educação. Crescem com um pensamento já formado e, ao longo do tempo, com tantas mudanças, faz com que apareçam preconceitos já conhecidos hoje na sociedade, causando um grande conflito entre diferentes tipos de humanos.
Aceitar as diferenças dos outros é fundamental, já que cada pessoa tem seu jeito, seu gosto e seu modo de pensar. Nada, nem ninguém terá o direito de mudar isso, mesmo que muitos não aceitem.