quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Turma 72 Liengrid , Milena e Caroline

 Nome  Liengrid Barbosa Cardoso


                                Os cinco minutos de sua vida

             Imagine você... Imagine você saber que só lhe restam cinco minutos de vida.
                   O que você faria?
                  O que você pensaria?
                  O que você sentiria?
          Quem sabe você fosse correndo ligar seu velho e bom amigo computador,aquele em que você passa grande parte de seus dias;aquele em que você pensa que lá você é feliz,porque lá você pode ser quem você realmente é,sem medo do que os outros iram pensar.
          Você abriria seu twitter,seu Facebook,e diria a todos que só lhe restam cinco minutos? Ou até quem sabe você fosse desesperada até um vizinho pedir ajuda,mas será que ele acreditaria em você?
         Você esta demorando muito para pensar.Agora só lhe restam quatro minutos.
Quatro minutos... o tempo está se esgotando,e você ainda não sabe o que fazer dele.
          Talvez você choraria,rezaria ou escutaria aquela música que tanto gosta,aquela que descreve sua vida,suas fazes,aquelas que só você sabe o que passou,como passou.
          Três minutos... então ... vamos lá! O que faria?
          Ligaria pra seus amigos e familiares e diria que os ama?
          Bom... Vejo que você está indeciso para saber o que faria, então vou dizer o que eu faria, na verdade... O que estou fazendo. Estou sentada na sala de espera de meu médico escrevendo lhe está carta,pois acabei de saber que só tenho mais cinco minutos de vida; Na verdade só me restam dois minutos,pois já se passaram três.
           Meu médico me disse que a doença que tenho,é uma doença que a ciência não consegue entender,pois é o primeiro caso.Ele também me disse que meu coração  iria parar de bater após estes cinco minutos,e que a tentativa de evitar a minha morte seria frustradora.Antes que eu saísse da sala de consulta,ele me recomendou fazer algo que eu gostasse de fazer,para que eu aproveitasse este tempo.
           Sai da sala, abri minha bolsa e peguei uma caneta e um papel, na tentativa de que ele fosse lido por várias pessoas após minha morte.
           Está carta que te escrevo  ,quer lhe mostrar a vida que você tem,os amigos que você tens,a família que você tem,e principalmente lhe dizer: ‘’Viva cada segundo de sua vida como se ele fosse único’’ ; Já ouviu está frase né?! Que coincidência, eu também, e nunca dei tanta importância a ela, mas hoje vejo o sentido que ela tem. Opa... Meu relógio me avisa que só tenho dez segundos. Espero que está carta lhe sirva de exemplo. 5, 4, 3, 2,1...

      


Nome: Milena Zimmermann                    
 
  Jovens conectados

   Estamos nos deparando cada vez mais com adolescentes mais envolvidos com redes sociais do que a preferência se "abrir" com um familiar.
   Eu diria que não é uma questão de opção, e sim, de necessidade. Muitas vezes tentamos conversar e pedir conselhos, mas parece que essa prática não é tão bem sucedida, por isso a preferência de "twittar", por exemplo, na espera de uma resposta.
   Geralmente, pais e familiares encaram isso como uma exclusão social, fazendo proibições de manter esse contato. Mas se elas parassem e olhassem de outro ângulo, veriam que a Internet aproxima quem está longe, e distancia quem está perto.
  O tumblr, por exemplo, é uma das redes sociais onde você mais pode demonstrar seus sentimentos sem medo do que os outros irão dizer.   
   Isso acaba sendo o SEU UNIVERSO.



Nome: Caroline Martins Borges 

                                   A realidade do nosso mundo...

         O que é o mundo? Acho que essa pergunta ninguém sabe responder além de responder que é  onde vivemos   Mais acho que as pessoas não vivem no mundo poluído né ? pois se ,ninguém vive,mais se dermos conta as pessoas não dão bola.
        Que engraçado,porque as pessoas jogam lixo no chão,tomam banho de uma hora,deixam as luzes acesas sem ninguém estar lá?Também me pergunto isso,mais se pararmos para pensar qual vai ser a moral desses atos ? Quem tem a capacidade de poluir o meio ambiente?  ninguém sabe as respostas.
  De algum modo sofreremos pelos atos dos outros, ou por não conseguimos  ou por não impedir. Mais quem realmente sofre são os  animais e a natureza que não tem nada a ver com isso.
 Temos que agradecer a ONG que ajudam o planeta a seguir em frente, as pessoas que fazem campanhas.
 Mas, se cada pessoa que joga lixo no chão, como será a sua própria casa? HAHA é limpa.
 Espero  que com o que eu escrevi  alguém se toque, e limpe o meio ambiente, e pense nas consequências que vai acontecer com o mundo.
 Obrigada.

Turma 72-Camila M. da Silva e Julio P. Fontana

Nome : Camila Martello da Silva

                         Mundo Conturbado

O mundo está cada vez mais diferente de como era uma vez, está tudo mudado, é politico que rouba dá qui e de lá, é pessoa que é presa injustamente e justamente. Mas mudou de forma, de jeito e de caráter, é floresta que é queimada é geleira que descongela são animais que morrem, entram em extinção. Tudo mudou até mesmo as pessoas mudaram, até você mesmo mudou, eu mesma mudei, pessoas mudam a cada dia a cada minuto, as pessoas mudaram até mesmo sem perceberem.
            E tenham noção de que o mundo nunca vai voltar a ser o mesmo, do mesmo jeito que era uma vez, mas você pode melhorar-lo não precisa voltar a ser o mesmo. Pode ser que  antes não fosse tão bom assim.
           Se conscientizem que você pode fazer a diferença, pode não ser tanta mais faça, o mundo pode retribuir. Duvido que você não gostaria  se não existisse mais inverno ou se sempre fosse inverno, e se não tivesse mais primavera com suas flores? Se ligue o mundo está sumindo e nós não estamos  nem ai, ou se está finge que não.

                                                                             


Nome : Julio Pablo Fontana 

                      SAÚDE E SEGURANÇA NO BRASIL


     No Brasil em si está acabando uns dizem que está evoluindo, claro que esta evoluindo ,na ciência, na informática, mas se você for ver o Brasil esta com o índice de saúde muito baixo e a segurança piorando cada vez mais convivendo  com a corrupção.
    Existe mais  poluição e não temos mais o controle. Tem poucas pessoas ajudando o meio ambiente, e, é isso que prejudica a saúde, por isso o Brasil não vai pra frente.
      Em minha opinião a Dilma deveria investir na saúde e na segurança do povo brasileiro .Esses políticos somente  se preocupam com eles antes das eleições eles se comprometem a melhorar a sua cidade mais depois que foi eleito são pensam em seus luxos e depois não querem saber do povo brasileiro e isso é uma injustiça.


Turma 72- Jessica A. Rech e Liengrid B Cardoso

Nome: Jessica Areze Rech

     

   Seja um jovem diferente

Como diz o velho e conhecido ditado, educação vem de casa, mas invertendo um pouco os fatos e se ela não vir de casa, de onde virá? O assunto de hoje é educação entre pais e filhos.
Pare e pense o que seus pais já fizeram por você? Começando pela sua mãe te carregando na barriga durante nove meses e quando você nasceu te deu amor, comida, casa e educação.
E seu pai trabalhando cedo da manhã até tarde da noite para alimentar a família e poder sempre dar amor e segurança e o máximo de conforto, o mínimo seria retribuir tendo um pouco de respeito.
Um pai faz tudo para um filho, mas será q um filho faz tudo para um pai?
Então pergunto você faz o máximo para a sua família? Da conforto, amor e comida, acho que não, e talvez mais adiante o futuro deles seja um asilo, pense nisso e seja um jovem diferente!


Nome Liengrid Barbosa Cardoso



                               Nossas raízes

           Um povo, uma história marcada por uma guerra entre Farrapos e República Brasileira, que levou o nome de Guerra dos Farrapos.Uma cultura formada pela miscigenação de etnias; Espanhóis, indígenas, italianos, africanos, entre outros. Todos unidos em prol de uma só cultura.
          É gente que vem sabe se - lá de onde, fazer pátria no Rio Grande; Não me perguntes de onde vem, o importante é o momento.
          Um povo que tanto lutou por liberdade, não deixaria sua cultura morrer.
 Caxias do Sul, por exemplo, é considerada a capital dos CTG s (Centro de Tradições Gaúchas); Um orgulho para os caxienses.
 Não basta nascer no Rio Grande. Ser gaúcho é honrar nossas raízes, cultivar e passar nossas tradições adiante.   ”Mas não basta pra ser livre, ser forte aguerrilho e bravo; Povo que não tem virtude acaba por ser escravo.”   ”Mostremos valor constância nessa ímpia e justa guerra; Sirvam, nossas façanhas de modelo a toda Terra.”
 Posso até não ter nascido no meu esplendido Rio Grande do Sul, mas quando me perguntam o que sou, estufo o peito, e digo: SOU GAÚCHA, TCHÊ!
 



Turma 72- Amanda dos Santos Cardoso

Nome: Amanda dos Santos Cardoso 


                                                    Entrar ou não em greve 
  
           Diariamente os meios de comunicação anunciam,que cada vez mais tem mais greves.O objetivo central do movimento seria o aumento salarial. Parece-me que nem sempre  a greve é a melhor solução:
         Os médicos de Caxias do Sul, que exercem suas funções em repartições ao município estão de greve há mais de quatro meses,deixando a população menos favorecidas sem atendimento que necessitam e merecem.Também os funcionários dos Correios de todo país,deixam de entregar a correspondência obrigando as pessoas a atrasarem seus pagamentos.Os professores  do estado e os bancários,estão se mobilizando para entrar nessa nova onda de greves,se não tiverem suas reivindicações atendidas.
         O argumento dos grevistas é válido mais lhes perguntas:
             --- Se a população atingida pela não prestação de serviços do órgãos a que pertencem os grevistas,entrarem em greve coletiva,o que aconteceria 
        Se a escola,creche em que os filhos do grevistas frenquentam deixasse de atende-los.
    Se os pontos de combustíveis,as transportadoras de mercadoria,os funcionários das empresas de abastecimento de água,luz também entrassem em greve o que aconteceria
       Sem luz,sem água,sem alimento,sem atendimento básico de saúde,se comunicação...não teríamos o essencial para viver,sem dúvida seria o caus.
    Pode ser que então começassem a pensar em outras alternativas o que a greve,para atingirem o tão desejado aumento de salário

Turma 72 Felipe Merlin e Jéssica Areze Rech

         Nome : Felipe Merlin


          Na minha opinião o jovem brasileiro está preso à alguns aspectos.Mas não são todos os jovens que estão presos a tais aspectos como a moda e a reputação,mas há jovens que começam a trabalhar desde cedo para se tornarem pessoas mais responsáveis e chegarem mais perto de se tornarem  adultos ou pessoas mais sérias.
          Há também jovens que não são nenhum desses dois tipos anteriormente citados,aqueles que se empenham na escola,faculdade,curso ou qualquer outro tipo de estudo.Não podemos esquecer  também aqueles jovens que alguns julgam irresponsáveis,que não estão nem aí com a moda,o trabalho ou o estudo,literalmente não querem nada,apenas ir para casa dormir ou ficar no computador,
          Existe  vários tipos de jovens :há jovens que optam por se mudar pois estão insatisfeitos com algo,há aquele jovem que toma uma decisão às pressas e acaba se "ferrando".
É mesmo,uma simples decisão tomada às pressas pode arruinar a vida e o futuro de um JOVEM.



Nome : Jéssica Areze Rech

Quem é o jovem brasileiro  ?
            O jovem brasileiro é alegre , sempre informado com o mundo , a Internet é lazer , o Messenger, tumblr, o twitter hoje na vida de um adolescente é como um melhor amigo .Mas a nossa realidade não é boa tem muito preconceito , drogas ,desrespeito com a família , amigos, e até animais .Cada jovem gosta de um tipo de musica , roupa , comida , time ,enfim cada um com seu estilo .Temos muitos tipos de jovens paulistas ,cariocas ,baianos , gaúchos , mas todos unidos por uma nação , a brasileira . Essa é a realidade juvenil alem de todos os defeitos temos qualidades e somos o futuro do nosso pais .


Turma 72 - Tiago Andrim Ferro e Eduardo Tonini

Nome: Tiago Andrim Ferro

 Texto 1  O Turismo caro no Brasil 
                 Muitos estrangeiros veem para o  Brasil por lazer, em 2014  teremos inúmeros turistas  devido  a Copa do Mundo, que o Brasil vai ter que ganhar para não passar vergonha.
                 Os turistas estrangeiros não dominam muito bem a nossa língua, então quando eles pegam táxi, muitos taxistas cobram um pouco à mais, não estou dizendo todos, mais uma boa parte cobram à mais. O Brasil vai ter que se mexer por que daqui pouco tempo vem 2014 e a Copa do Mundo. Da mesma forma terão  que construir: hospitais, hotéis, restaurantes. Imaginem os restaurantes que são para pessoas ricas, os turistas vão se informar para comer em um bom restaurante, ou seja, os restaurantes ricos vão se tornar mais ricos ainda. Se o Brasil não se ajeitar os turistas não vão gostar da hospitalidade, e certamente não vão voltar.
 
 Texto 2   Afinal, quem é o Jovem Brasileiro? 
            O jovem brasileiro costuma ou quer estar na moda. Roupa de marca como a Adidas, a Nike, quer ter um ténis, um óculos, um abrigo muitas outras coisas. Tem muitos jovens que não tiveram infância, mas gostariam de ter tido. A gurizada de hoje em dia costuma ter Internet para se comunicar com outras pessoas, e um celular para ouvir músicas.
            Tem muitos jovens que são educados, mas tem muitos bem mal-educados. O jovem, quando joga jogo de violência pode se tornar agressivo, e então, vocês pais não vão conseguir controlar seus filhos.



 Nome:  Eduardo Tonini
DROGAS
           
O caminho mais rápido para as drogas é  quando uma pessoa que não tem consciência. Cada tipo de pessoa tem diferentes pensamentos sobre drogas, e existem várias pessoas nas drogas.
As principais vítimas das drogas  são os adolescentes, alguns não foram avisados sobre os perigos outros acham que as drogas é a saída para esquecer seus problemas, ou também são vitimas de violência, são humilhadas ou sofrem de depressão.A maior parte acaba sendo influenciado por outros, através de insultos desafios ou surrando o que esta preste a se tornar um usuário, depois disto se perde o controle.
O problema é que todos pensam que é fácil sair das drogas, mas não é.Para que isso aconteça  é preciso de muita ajuda , ir para psiquiatras, fazer parte de grupos de apoio, uso de medicamentos, e outros.(Mas mesmo assim é muito difícil).
Com as drogas não se devem brincar só causaram dor e sofrimento  como também não será  fácil se livrar delas.