Produção Textual - Turma 72




Leituras da Turma 72

''Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.''
Mario Quintana

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.''




PRODUÇÃO TEXTUAL 


 Ester Valtriques dos Santos                 


Tema: Conto Científico

O Futuro

         Como você imagina o futuro? Bom ou ruim? Com certeza você imagina um mundo melhor, e também imaginou tudo de tecnologia que vai existir. Quero um mundo melhor, mas para termos um mundo assim temos que cuidá-lo e preservá-lo a partir de agora.
         A ciência e a tecnologia estão cada vez mais avançados e unidas. A maior parte da ciência vem da natureza, a outra parte está interligada á tecnologia , e para isso temos que cuidar da natureza, pois se não cuidarmos dela agora como será o nosso futuro? Tedioso e cansativo é a possível resposta.
         Você se imagina caminhando no lixo? Tirando a lama de sua casa depois de uma enchente por causa que o lixo entupiu os bueiros?
         Vamos lutar por um mundo tecnológico e bem cuidado, por nós. Que possam ser inventadas muitas coisas boas, mas que nos tragam felicidade e não a tristeza, porque não adianta ter algo bom que só nos faz infelizes e sim coisas boas que tragam outras, e outras, e outras...

 Ester Valtriques dos Santos


Tema: Que país é esse?

        O Mundo
        
        Esse mundo está cada vez pior. As pessoas trabalham tanto, para ganhar tão pouco no fim do mês. Muitas pessoas que necessitam de coisas, por exemplo: de casa, de comida, de roupas , de assistência social, de educação, de saneamento básico e de tantas outras. Trabalham ás vezes por dois ou três dias sem parar para no final do mês ganhar uma miséria que mal dá para pagar as contas necessárias.
        Quantas pessoas não trabalham quase nada e ganham tanto dinheiro que nem sabem como usá-loe acabam gastando em besteiras ridículas. TUDO ISSO PARA QUÊ? PRA UM JOGADOR DE FUTEBOL GANHAR UM MILHÃO E MEIO DE REAIS? Uma pessoa que corre atrás de uma bola e chuta ela para uma rede por uma hora e meia, sai todo suado e cansado, e as pessoas os idolatram: têm fotos, querem autógrafos e fazem fã- clubes. E uma pessoa que trabalha bastante, não tem toda essa fama.
        A felicidade não está na fama, no dinheiro ou no luxo, a felicidade está em pequenas coisas simples ás vezes delicadas e alegres. Não se importe com o que as pessoas te chamam, as pessoas só tem raiva de você porque querem ser exatamente igual a você. Se te chamam de bobo, idiota, sem graça e você é feliz assim, do seu jeito, não se preocupe com o que as pessoas dizem, pois o que importa realmente, de verdade é a sua felicidade.


 Ester Valtriques dos Santos



Tema: Escritor na escola

        Ler é Importante

        Hermes Bernardi Junior é um autor de livros infantis. Gaúcho de 46 anos, ele mora em Porto Alegre, no bairro Menino Deus. Já morou em Filadélfia, Nova York.
        O livro que Hermes mais gostou de escrever foi "Pé de Sapato uma História de muitas Histórias" e também "E um Rinoceronte Dobrado".
        Hermes tem como escritora favorita e que também serve como uma inspiração a famosa escritora gaúcha Lígia BojungaNunes , natural de Pelotas já ganhou 68 prêmios internacionais e ela serve como referência para o autor.
        "A Bolsa Amarela" um livro muito famoso de Lígia foi adaptado para uma peça teatral que foi feita com bonecos de tamanho natural. Lígia publicou alguns livros pela editora Agir e depois criou a sua própria editora.
         No primeiro capítulo do livro " Os Colegas" de Lígia fala de dois cachorros que brigavam por um osso e descobriram ambos gostar de samba e então fazem uma parceria que faz muito sucesso e então tiveram de mudar de nome para  Virinha e Latinha que antes era Vira- Lata, um dia conheceram Flor que fugiu de sua dona pois ela não gostava dos mimos que levava, e em outro dia conheceram Voz de Cristal, que era um cachorro grande mas com uma voz fina como agulha.
         Os livros mais famosos de Hermes são: " pé de Sapato uma História de muitas Histórias", "E um Rinoceronte Dobrado", "Medo dó de Medo Monstro", "Planeta Caiqueria" e "Dez Casas e um Poste que Pedro fez".
         Ele tem um site que se chama "o livro H" (www.hermesbernardijunior.net) e um blog que se chama "Ter Seu Conto Pra Você".
         Ele estuda Ciências Sociais pois ele quer fazer Antropologia Cultural.
         " Um autor nunca termina um texto". Humberto Herro

 Ester Valtriques dos Santos



        Mude 

        O mundo por mais feio que seja por dentro: cheio de poluição, violência e coisas ruins devemos nos lembrar que vivemos nele podemos melhorá-lo é só fazermos a nossa parte. Ele está sob os nossos cuidados  e devemos nos conscientizar disso.
        Este é o mundo que queremos? Cheio de violência, ódio, não devemos olhar só pra nós devemos olhar para os outros também. O mundo não gira em torno de nós.
        Quantas vezes chegamos em casa, ás vezes, nem comemos e vamos direto para o sofá assistir tv, não falamos oi e ficamos lá hipnotizados pelas cores e propagandas convidando-nos a consumir. Não conhecemos os vizinhos ás vezes, o mundo está tão ligado na tecnologia que não se lembra de orar e pedir a Deus a proteção, ou até mesmo agradecer por algo de bom que tenha acontecido.
        Nós é que fazemos a diferença, comece por pequenos atos, chegue em casa mas não ligue a tv, converse com estiver por perto, converse com o seu vizinho, ame, viva cada dia como se fosse o último, saia da rotina, acorde mais cedo, faça guerra de travesseiros, ria de piadas ou coisa engraçadas, não tenha medo, tente pois não vamos conseguir se não tentarmos, saia na chuva, viaje para lugares diferentes, experimente algo novo, faça novas amizades, enfim. Saia da sua rotina uma vez e veja o quanto isso faz diferença. Faça coisas que nunca fez, chore, pule, cante, ouça, fale, expresse suas opiniões e verá como o mundo é interessante por fora e por dentro.



BRUNO JEAN SCHWAISER  

         
                                           BRASIL DAS DIFERENÇAS

               O que nos diferencia um do outro? o que será? Na cor ,altura, peso, língua,religião nacionalidade? em nada somente no caráter da pessoa.
               Hoje no Brasil um jogador de futebol ganha um milhão de reais , e já uma faxineira ganha oitocentos reais por mês .
               É nisso que o Brasil está errado o Brasil não paga uma quantia justa .
               O Brasil da mais valor para um jogador de futebol do que para uma faxineira. Enquanto uma faxineira se abaixa e levanta várias vezes por dia que tem mais riscos a ter alguma doença, Já o jogador de futebol joga uma vez por semana e não corre um risco tão grande de se machucar. Só algumas lesões .
               A faxineira paga o ônibus duas vezes por dia , já o jogador de futebol se hospeda em um hotel e é levado pelo ônibus especial do time para o treinamento.
               O Brasil não da  valor para os trabalhadores .      

BRUNO JEAN SCHWAISER  

                            FAZENDO UM MUNDO COM PESSOAS  MELHORES.
            
          O mundo pode estar sofrendo muitas mudanças por causa do aquecimento global. Por quê? Fabricando produtos para nosso consumo, mas eles não vivem que também estão nos prejudicando com fumaças tóxicas que são lançadas no ar , pessoas que jogam lixo na rua não imaginam que aquele lixo vai entupir bueiros e alagar o bairro,pessoas que não separam o lixo orgânico e seletivo não sabem a importância que tem garrafas pets , papelões, para as pessoas que necessitam desse produto para vender e comprar o seu alimento. 
          Já, aquelas pessoas que pensão não só em si como nas outras pessoas. Pessoas que possuem indústrias, e colocam um filtro para a fumaça não ser tóxica e densa  para as pessoas que ajeitam o lixo com cuidado, não jogam lixo no chão e jogam somente para a lixeira .Aquelas pessoas que separam o lixo seletivo e orgânico. Enfim é essas pessoas que tentam melhoras o mundo apenas com gestos pequenos e gestos grandes.
           Aquelas pessoas que se importam com o mundo, co o lugar que nós vivemos!

            ESSAS PESSOAS PODEM SER CHAMADAS DE HERÓIS!,.  




 BRUNO JEAN SCHWAISER
           

                                        INCENTIVO A LEITURA PROJETO SESC RS

            Hoje na minha escola houve uma palestra sobre o incentivo a leitura. Eu achei essa palestra muito interessante por que o escritor mostrou o seu interesse dele a leitura e o seu interesse para escrever livros e desenhar gravuras. O escritor se chama Hermes Bernardi Junior disse,que a melhor escritora para ele é , Lígia Bojunga Nunes .
            O autor - confessou que se inspira nessa escritora para fazer os seus livros que hoje são muito bem conhecidos.
            O escritor Hermes Bernardi Junior tem 46 anos e até hoje publicou 23 livros infantis. Ganhou muitos prêmios por escrever livros ótimos Hermes desde muito pequeno gostava de ler e elaborar textos.
            Sem um grande apoio da família Hermes realizou um projeto com o apoio da prefeitura, para publicar seu primeiro livro, que foram feito três mil exemplares e vendidos em três meses.
           Os últimos cinco livros que Hermes publicou foram: um rinoceronte dobrado, pé de sapato, medo do medo doente, planeta eaioqueira e dez casas e um poste.
          O seus livros favorito é  a bolsa amarela e os colegas os dois da autora Lígia Bojunga  Nunes, que Nasceu em Pelotas no Rio grande do Sul ,hoje Lígia tem 80 anos. Hermes Bernardi Junior mora em Porto Alegre (RS) em um bairro nobre da cidade.
          Uma de suas vontades é ir morar na Europa , na cidade de Barcelona na Espanha para estudar mais e mais.
          Mas para isso , segundo ele requer muito recurso financeiro.       
             

 BRUNO JEAN SCHWAISER  

             
                                                  CONTO CIENTIFICA 
                         
               Em uma cidade chamada Caxias Do Sul , algumas pessoas gostavam de muita tecnologia , já as outras pessoas não gostavam , achavam que a tecnologia era um desperdício de tempo , só que claro deveriam aceitar por que a cada dia a tecnologia vai evoluindo.
              E a tecnologia evoluiu tanto, mais tanto que as pessoas conseguiram inventar um modo de se tele-transportar.
              As pessoas que inventaram esse modo ganharam muito dinheiro. Mas o governo queria ver mesmo se funcionava.
              A máquina era um carro alterado para receber peças que descem mais velocidade ao carro, assim atravessando a velocidade da luz.Mas essa máquina não era para se tele transportar para outro país ou continente. A máquina ainda não estava tão evoluída para atravessar mares e continentes.
              O tempo foi passando e passando até que um homem teve uma idéia, era usar energia nuclear. Mas para atravessar a barreira da luz deveria alcançar uma força de impacto que era equivalente a 5 bombas nucleares.
              O homem conseguiu fazer isso só que no momento do seu teste o carro não aguentou explodiu enquanto o homem tentava alcançar a velocidade.
              O homem conseguiu se tele transportar para os Estados Unidos , lá encontraram o carro pegando fogo e o homem morreu carbonizado. 

 Thais Biazus Macedo Turma: 72



                       Redação da entrevista 


Nestas minhas férias fui visitar a minha Tia Lucimar, inclusive e é a minha madrinha. Em uma conversa resolvi entrevista lá. Comecei a perguntar a ela. Qual acontecimento que marcou sua infância? Foram vários. Um deles foi de ter quebrado o vidro de uma capelinha.
E tia que pessoa serve de exemplo para você? Os meus pais que são seus avós.
E na sua infância que lugar mais gostava de ir? Em um campo cheio de flores, ali nós brincava de casinha era muito divertido.
Qual foi a viagem que fez que nunca vai esquecer? Como foi? Foi quando tinha 10 anos fui morar em Passo Fundo com meus tios. Lá aprendi muita coisa e adquiri experiência na minha vida. Isso nunca vou esquecer.
Me conta tia que objeto que você nunca vai jogar fora? Uma tesoura de cortar cabelo que era do meu pai.
Qual a fase de sua vida que você mais gostou: infância, juventude ou fase adulta? Por quê? A fase da juventude, porque era muito bom, me diverti e a proveitei de uma forma sadia.
E a escola tia gostava de estudar? Como era naquela época? Sim gostava. A gente ia à escola para aprender e se divertia também. E se não respeitava os professores ficavam de castigo. Hoje é tudo diferente.
Muito obrigado por ter me ajudado a fazer esse trabalho que tenho que entregar na voltas das férias. 





Interpretação de texto 

Referente as leituras em sala de aula 



BRUNO JEAN SCHWAISER                         
                      

                                                         A TURMA DO MEET
                                      AUTOR: ANNIE PIAGETTI MULLER
          

                      Edu e Babi foram até a turma do Meet fizeram um lanche da tarde e assistiram um filme e surpreendentemente Edu deu um beijo em Babi.


Bruno Jean schwaiser
             

                                        A Turma Do Meet 
                                AUTORA: Annie Piagetti Muller
         
                Babi acorda com a grande vontade de não ir à escola, pois estava chovendo e ela estava muito cansada ,por causa de um dia estressante ela tomou  café, se vestiu e sem arrumar o cabelo ela foi para a escola.

Bruno Jean schwaiser

                                        A Turma Do Meet 
                    AUTORA: Annie Piagetti Muller
       
             A turma acha um espaço com o que seria o espaço que o pai de Nana ficava para fugir do extres do dia-a-dia. Antes de morrer desenhou a mandala.



Nome: Caroline Flores  Data: 04/07
Turma: 72
Autor: Willian P. Young
A Cabana
Estou no capitulo quatro,onde conta sobre o desaparecimento de Missy.
Missy etava no acampamento desenhando quando seu pai mack foi salvar os seus outros n2 filhos  que tinham caido no lago.quando mack voltou missy tinha desaparecido.

Autor: Flávio Luís Ferrarini
Aventuras do Ladrão Aprendiz
Trampo e Bento se metem em mais uma confusão na comemoração religiosa na igreja da na comunidade de são Brás, vizinha Dois Montes.
Os meninos resolvem roubar gelos da da cantina para saborearem.

Autor: Flávio Luís Ferrarini
Aventuras do Ladrão Aprendiz
Depois de tantas aventuras, Trampo, Tampinha e Bento decidem ir caçar.
Capturam passarinhos com seus bodoques muito perpicasez.

Nome: Arthur Dornelles  04/07  e  11/07
Turma: 72
Autor: A.S. Franchini

As 100 Melhores Historias da Mitologia
Argos e Io 
Zeus e Io faziam amor na beira de um lago, Juno ficou com ciumes e Zeus transformou Io em uma ovelha, Juno pediu a ovelha de presente e mandou Argos aprisionar Io,   Zeus mandou Hermes para matar Argos e resgatar Io.

O Javali de Calidon
Após 7 dias de Melagro nascer, sua mãe Altéia chamou o oraculo para ver o futuro do nenê, eles colocaram um       toco de madeira no fogo e falaram, "seu filho ira sobreviver   até esse toco pegar fogo até o fim, Altéia pula no fogo e tira o toco de madeira e esconde em um baú secreto. 


Nome: Tobias Silvestro  Data: 11/07   01/08  e  11/08        
Turma: 72
Autor: Andy Griffiths
Só Zoando
Andy vai jantar na casa do patrao do seu pai, junto com sua familia, seu pai pede para ele ficar quieto e comportado, mas quando Andy vê uma barata no prato de salada em cima da mesa, fica apavorado e tenta tirar, porque se alguém mais vísse aquilo, ia achar que ele que tinha tentado pregar uma peça. entao, andy pega o prato de salada e as duas folhas de salada, onde se encontrava a barata, então ele deixa cair a barata no seu colo de propósito e vai ao banheiro, onde tenta jogar a barata pela janela, mas fica entalado.


Escritor: Iotti 
Radicci 4                         
Radicci em quase todos os quadribhos, aparece bebendo vinho e depois apanhando da mulher genoveva, que tem o sonho de ter um bom marido e que leve-a a um cruzeiro. iotti também caça bastante e até seu filho tenta fazer ele parar.

Escritor: Jeff Kinney
Diário de Um Banana a Verdade Nua e Crua
Gregory brigou com seu melhor amigo no começo das férias de verão, más agora está preocupado pelo fato de nao ter mais  o seu único amigo na escola, entao vai a procura de um novo melhor amigo, más as opçoes nao sao muito boas, e ninguem quer ser seu amigo.


Escritor: Jeff Kinney
Diário de Um Banana
Greg ama ir ao dentista, só para poder ver a garota higienizadora dental, que é uma menina bem bonita. Mas a ultima consulta que foi, seu pai o levou ao dentista dele. Greg, no meio da consulta, morde o dedo do dentista, e como vingança, o doutor manda Greg usar um aparelho dental muito feio, mas Greg não usa.


Nome: Paula Luvison  Data  01/07 , 04/07  e
Turma: 72
Autor: Álvaro Cardoso Gomes
Ladrões de Almas.    
Um menino chamado Nando, chegou em casa da escola e mostrou para sua mãe o boletim da escola. Para surpresa dela o filho estava reprovado. Indignada a mãe de Nando disse-lhe que ele só tinha que estudar e mesmo assim havia sido reprovado então ele, apartir daquele dia, além de estudar, tinha que trabalhar meio turno.


Autor: Pedro Bandeira
O Grande Desafio.
O livro conta que, Marta, uma bela mulher viúva, morava com seu filho Toni. Toni estava prestes a fazer quinze anos e sua mãe estava lhe ensinando a dançar a valsa. 
Toni era o filho que o pai deixara órfão havia oito anos.

Autor:Jacqueline Wilson
Minha Mãe Tatuada
Eu li que Marigold estava fazendo sua festa de aniversário e Dol lhe deu um cartão com o número 33 bem enorme no centro da folha de ofício A4, vendo aquele número 33 gigante, Marigold começou a chorar alegando que estava velha.

Autor: Thalita Rebouças
Fala Sério Pai
O livro conta que Ângela Cristina, mulher de Armando, estava muito anciosa para contar a nova notícia a ele. Ângela Cristina disse que ele teria de avinhar qual era aquela ótima notícia. Depois de tantas tentativas ela revelou: ­ - Armando eu estou grávida!!


Nome: Lucas Rech Canela   
Turma:72
Autor: Rick Riordan
O Herói Perdido

    Até onde eu li, Jason apareceu em um ônibus escolar cheio de gente, e não se lembrava de nada, nem de seus amigos.


O Herói Perdido
Hoje eu li que Jason e Leo foram para a passarela, para ver o grand Canion, então veio um furacão forte, que fez todo mundo sair de lá.

Data: 01/08  e  08/08

Nome: Arthur Dornelles  

Turma 72
Autor: Max Brooks
O Guia de Sobrevivência a Zumbis
Os sentidos


Os zumbis tem um olfato aguçado, a visão melhorada e noturna, com a audição 3x maior do que a do humano ou dos mamíferos e o tato nulo, e o paladar normal.

Conhecendo os zumbis

Os zumbis, não tem emoções, ou seja, o único objetivo deles é caçar, custe o que custar, os zumbis não morrem afogados, caso eles caiam na água, ele não morre, ele caminha até conseguir sair de lá.


Nome: Vitória Hofmam  
Turma: 72
Autor: Jacqueline Wilson
Minha Mãe Tatuada

       Depois de fazer uma tatuagem, Marigold, Dol e Star voltam para casa e resolvem comer alguma coisa. Marigold toma vinho e suas filhas Dol e Star tomam suco. Depois de meia hora Marigold vai dormir e depois acorda e vai se arrumar para sair.
       Ela sai do quarto com uma mini saia e uma blusa decotada, ela disse que ia voltar às dez da noite, então Dol e Star resolvem dormir.
       Elas acordam às cinco da manhã e viram que Marigold não estava em casa e apreensivas vão para a escola.
                                                                                                                                                                                                               
Ladrão de Almas


Nando agora trabalha em uma igreja mexendo na caixa de força e recolhendo o dizimo dos fiéis. Depois de passar 2 semanas trabalhando lá, ele começa a entender os esquemas do Pai Bidu, de como ele engana os fiéis e rouba o dinheiro deles. Nando também fez 2 novos amigos, o Sagui e a Santinha. Na hora do culto, a luz acaba e agora Nando?

Nome: Ester Valtriques  
Turma: 72
Autor: Annie Piagetti Muller
A Turma do Meet "Ligados Pela Musica"

Último dia de aula e a Turma do Meet estava feliz e empolgada com a viagem que planejavam á meses.


Nome Thais Biazus Macedo  
Autor:...................
Pipi Meialonga


Pippi vai a escola: Toam e Aninha iam a escola,lógico.Todos os dias as oito da manha os dois saiam de mãos dadas,com livros e cadernos de baixo do braço.Quando eles saiam,geralmente Pippi estava escovando o cavalo ou vestindo a roupinha no Sr.Nilson.Outras vezes ela estava fazendo sua ginástica matutina, o que significava dar 43 cambalhotas sem intervalo.




 Redações 



Nome : Gabriel Bernal 
Turma: 72

                                                     
O Pátria amada Brasil

                      Você acha mesmo que o Brasil é amado por nós ? Bom ele pode até ser, mas por uma pequena população. Com tantas pessoas ainda existe esse tal de PRECONCEITO que acaba causando problemas e discussões, assim vai criando brigas e intrigas. Não estou aqui para falar mal e sim dizer o que o Brasil não está na maior situação possível de comprometimento. Copa em 2014 quase todos os brasileiros loucos para essa sensação de loucura da nação, futebol brasileiros quase todos amam ver seu time "Seleção Brasileira". Brasil também tem suas coisas boas como cidadãos de respeito que foram nossos presidentes e "a presidenta" onde de certa forma comandaram com orgulho. Esse é o nosso maravilhoso país, espero que ele se torne melhor daqui para frente.



                                                     Escola Robótica "Conto Científico" 
                  

         Acordei ! Mesmo com aquela vontade de ficar na cama , tive dificuldades para levantar , sentindo preguiça ás 6h:30min e acordei as 7h:30min é estou atrasado , me vesti com a minha velocidade suprema, abri as janelas clicando no botão automático e entrei no teletransporte me teletransportando para a minha escola completamente vazia , pois ela estava em aula , apenas eu "gazeando" a aula de tecnologia robótica . 

        Pensei no que poderia fazer até tocar o sinal , na lanchonete robótica onde a comida é feita por um robô e demora uma cerca de 0.2 milésimos . Estava na secretaria e a lanchonete é do outro lado da escola então peguei minha mochila que eu tinha esquecido na secretaria e dentro dela tirei meu skate super rápido e potente em cerca de 5 minutos cheguei na lanchonete e adivinha quem estava lá : o Diretor 081 "ele é um robô" e ele mal me viu e já começou a tagarelar : 

-Acho que você está atrasado (com um tom irônico) , meu filho olhe pela janela está vendo aquele trânsito ? 

- Sim , respondi . 

-Esse trânsito é o que faz a nossa cidade Caxias do Sul em 2075 tão diferente , eu um robô acho essa cidade muito pequena para tantos carros espero que alguém ajude ela para o nosso mundo não acabar por causa de tanta poluição . Disse o robô.

-E mais uma coisa : me dê sua agenda você estará suspenso por uma semana !

-Está bem Diretor 081. De uma hora pra outra eu sabia que você iria dizer isso.

                                                               Ler para se divertir


            Você pode até achar que ler é perca de tempo mas para mim é mais do que apenas palavras. Ler é sentir que cada palavra tem um significado , uma razão. Uma certa pessoa : Hermes Bernardi Junior me mostrou que a sociedade tem que aprender com a leitura , pois tem muitas pessoas que são até mesmo egoístas e preconceituosos , por exemplo : uma pessoa pode morar numa casa grande "numa mansão" mais ela só consiste no dinheiro dela , enquanto tem algumas pessoas que pode até morar na favela mais que pode ter o coração maior que várias pessoas.
           A palestra foi muito boa , assim o palestrante falou de uma autora a Lígia que escreve muito bem , ela ajuda as pessoas com pequenos contos que ajudam o nosso dia-a-dia , como dois amigos o Varinha e Latinha que mesmo depois de um poco de briga eles se tronaram em fim amigos . Com tantas diferenças eles finalmente se entenderam . Isso demonstra no nosso mundo que esteja muitos , defeitos , brigas , pecados e diferenças as "coisas" podem mudar basta você querer e ter um mínimo de atitude e um pouco de eficiência você pode mudar para o seu bem . Hermes viaja quase pelo mundo com o incentivo da literatura , ele teve o auxílio da prefeitura para o seu trabalho . A autora Lígia Nunes escrever o livro " Os Colegas" em 1976 . Livro falando sobre a verdade e o mundo de hoje .




Nome: Lucas Rech Canela
Turma: 72
                                                            


                                                            Que Brasil é esse ?

                    

          Primeiramente, o Brasil não é um país de todos, e sim daqueles famosos jogadores de futebol e  dos políticos . As pessoas mais importantes, como as polícias que nos defendem, os garís que limpam as ruas sujas dos lixos que as pessoas jogam nas ruas, os professores acima de tudo, sem eles, nenhum trabalhador que ganha um bom dinheiro não teria aquele bom emprego, todos esses são deixados de lado com um péssimo salário, e os jogadores de futebol , os políticos que só roubam dinheiro ganham uma fortuna. Investe as riquezas em estádio de futebol, ao invés de investir em hospitais, escolas, na educação. 
           O nosso país só está ligado com futebol, que deixa o brasileiro mais ignorante, deixando as pessoas fanáticas, se matarem por times de futebol !
E as pessoas pobres, com suas pequenas casas são deixadas de lado, as pessoas que precisam de ajuda também...
        O Brasil deve mudar em algumas atitudes o mais rápido possível.



                                                   Para um mundo melhor !
                           
                Para termos um mundo melhor, precisamos cuidar de nossas vidas e nossas coisas, não poluir o meio ambiente, não ficar "se achando", acima de tudo, ocorre o bulliyng nas escola, e isto em minha opinião, é muito desumano, pois cada pessoa que está no planeta Terra, tem um motivo de viver.
                Se cada pessoa cuidasse de sua vida, não haveria desigualdade social, onde cada pessoa mostra seus "status", por exemplo: comprei um carro zero quilômetro, morra de inveja !
                Existe pessoas no mundo que não têm nada para comer, não têm uma casa boa como mansões, não tem carro chíque. Essas pessoas mesmo sem tudo isso, são felizes, sem motivo algum.
                Outro motivo ruim no planeta Terra, é a poluição, as árvores cortadas, o ar contaminado,etc.
                Então cuide bem do planeta, de sua vida, e teremos uma vida melhor !



                                                    Hermes e sua história

                     Hermes Bernardi Junior faz livros infantis à 14 ano, ele tem um interesse muito grande por leitura, ele adora sua profissão. Sua escritora preferida é Lígia Nunes, ele esteve no Rio de Janeiro à pouco tempo e a conhece pessoalmente.
                     Hermes esteve na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina, em um projeto organizado pelo SESC. Ele falou em sua palestra sobre a importância da leitura e sobre sua carreira de escritor.
                    Hermes faz curso de ensino à distância , tem 46 anos, e um de seus livros favoritos é "A Bolsa Amarela" e também tem interesse no livro "Os colegas", ambos livros escritos pela sua escritora preferida, Lígia Nunes.
                     Hermes mora em Porto Alegre, e viaja muito pelo Brasil. Quando Hermes estava no Rio de Janeiro, notou que pessoas que vivem nas favelas da cidade são muito legais e mesmo quanto aos bairros nobres do Rio de Janeiro.
                   Hermes também não se conforma com as pessoas que moram nas ruas que vivem "sem teto".
                  Quando era jovem, tinha vontade de ser arquiteto, mas seu pai queria uma profissão diferente. Já adulto, começou a ter gosto pela leitura, e escrever livros, ele teve essa vontade pelo seu gosto de aula de redação, na aula quando era pequeno, ele tinha muita imaginação.
                  Até agora, Hermes gostou mais de escrever os livros "O pé de Sapato" e "O rinoceronte dobrado".
                  Ele ainda está fazendo mais um livro, no qual ele disse que é o que dá mais trabalho.



                                                    Nosso futuro daqui à 100 anos

                                     Atualmente  o mundo está um horror, trânsito enorme e muita gente. Se parar para pensar que existe aproximadamente  7 bilhões de pessoas no planeta, e que daqui à muitos anos, não ter ainda mais pessoas. Será que o planeta Terra aguentará tanta gente assim?
                       Muitas pessoas imaginam como será o futuro, a maioria acredita que surgirá carros voadores e muito mais como tipos de telefone, computadores, prédios gigantes, etc.
                       Bom, se surgir carros voadores será uma beleza, pois o trânsito atualmente está muito congestionado, aproximadamente existe dois ou três carros por família. Em Caxias do Sul possui aproximadamente 200 mil automóveis, e que a maioria dos carros possuem algum defeito que saia fumaça, poluindo o ar, podendo nos causar problemas na respiração.
                       Com carros evoluídos no futuro, pode não afetar o grande congestionamento nas ruas, deixando o trânsito com ainda mais automóveis e dificultando a vida dos seres humanos, porque ele têm que trabalhar, ir à um devido lugar, etc.



Nome: Luis Henrique Polloni
Turma: 72



                                                     
                                                         Ler é Aprender
                                                              
         Hermes Bernardi Junior,um escritor de origem brasileira,gaucha de Porto Alegre ja viajou pelo mundo todo.
Escreveu livros infantis,ja publicou 23 livros entre eles: É um rinoceronte dobrado,Pé de sapato e Medo de monstro.
           Esteve aqui e nos falou sobre uma escritora chamado Ligia,muito famosa aqui no Brasil e no mundo enteiro
          autora de um livro chamado Colegas que fala sobre 2 cachorros vira-latas que se encontram no lixo disputando 
 um osso,e por um samba cantado de forma errada por um garoto que passava por ali eles se tornaram melhores amigos por amar samba
e conhecem uma cadela de raça chamada Flor e um cachorro imenso com uma vozinha fininha que nem o lutador de mma Anderson Silva.
           Falou tambem que trabalhou a pouco tempo em uma favela no Rio de Janeiro,e disse que num desses dias houve um tiroteio.



Nome: Gabriel Cavalheiro
Turma: 72

                                                      Por um Mundo melhor

               


      Você já reparou como o Mundo esta cada vez mais poluído e sujo ? Isso por que as pessoas não tem a sua concientilização necessária para saber que podemos com poucos atos fazermos grandes diferença, por exemplo, fechar a torneira quando escovar is dentes, lavar o carro com balde e esponja em vez de mangueira. Mais não é só economizando que o Mundo vai ficar melhor, a poluição é uma mal muito grande para o Mundo.
      Não jogar lixo na rua, andar a pé em vez de carro ( quando possível ) e principalmente não jogar lixo na água. A nova geração vai depender de como as pessoas agirão hoje. Para concientializar as pessoas devemos começar por nós mesmos e espalhar a ideia para amigos e parentes, O mundo não pode acabar.




Nome: Liengrid Cardoso
Turma: 72

                                   Cresci em meio à desigualdade.




          Entre a precariedade, entre a sujeira da boca de autoridades.Meu papel veio ser invisível, mas não foi bem assim.Me criei entre a imundície de um povo .Uma casinha simples em um pequeno bairro da grande capital. No “meu mundo”, meninos viram homens mais cedo; por isso, aos nove anos de idade já trabalhava fora para ajudar no sustendo da casa.Meu pai abandonou nossa família, a uns seis anos , para viver o que ele chamava de “ liberdade “. Ele dizia ter encontrado tudo o que precisava em ouros braços que não eram os de minha mãe.Minha mãe sempre foi exemplo de mulher guerreira.Desistir? Essa palavra não existia pra ela.Após a separação, ela passou a trabalhar em dobro. 
      Eram manhãs madrugadas, tardes frias, noites chuvosas... Mesmo assim, com tanto trabalho e tantas impossibilidades, ela estava sempre sorrindo.Eu trabalhava em horários opostos aos de minha mãe para poder tomar conta da casa.Todos os dias, eu tinha de passar em um bairro nobre para ir à escola.Para chegar a algum lugar, as pessoas passam por diversas humilhações.Ouvia muitas palavras que me doem até hoje, via a desconfiança e a frieza no olhar das pessoas pelas qual passava.Eu não era nem um “deles”, que vivia da minha aparência ou do dinheiro. 
      Minha aparência era minha dignidade, meu caráter.Cochichos, sinais, olhos clínicos sobre mim... Era isso, todos os dias.Eu estudava em uma pequena escola pública muito simples, mesmo assim, sentia as dificuldades do dia a dia.Havia momentos em que meus professores pediam matérias que eu não tinha condições de comprar.Eu via meus colegas com todos os materiais, e eu apenas com o básico.Se eu me importava com isso? Muito pelo contrario. Me sentia orgulhoso de ter o que tinha . Mas tinha situações em que os professores me repreendiam por não ter o material solicitado.Meu objetivo? Sempre foi crescer e estudar advocacia; Assim eu poderia lutar pelo justo ao lado do injustiçado.
      Sofri muito; E como sofri...Mas de tanto chorar eu aprendi a sorrir;E hoje aqui estou eu. Sentado em uma cadeira cujo tem meu nome escrito.Minha mãe esta sentada ao lado esquerdo do salão.Ela me observa fixamente com olhos cheios de lágrimas.Em alguns minutos vou subir ao palco e buscar meu diploma.Se minha vida mudou? Não muito. Minha vida só ira mudar quando o mundo mudar.Em alguns minutos serei um advogado, mas nunca perderei o “meu mundo” e as lembranças de uma infância sofrida.

14 de dezembro de 1994.
                                    Uma palavra lida pode mudar sua vida
     Hoje me deparei com uma situação diferente; algo que não estamos acostumados a ver nas escolas.Enquanto vinha exalta para a escola , por causa da manhã tubulada que tive , pensava  que teria mais um dia de aulas monótonas seguidas de papel e caneta .Mas não foi bem assim.Enquanto resolvia meus cálculos de matemática, minha professora de língua portuguesa entrou na minha sala convidando-nos para assistir a uma palestra cujo tema seria “a importância da leitura”.Logo peguei minha pasta, onde guardo meus textos e trabalhos, e uma caneta para anotações.Apesar de ser um tema que me interesse bastante, pensei que seria apenas mais uma de várias palestras que já ouvi.
     Chegando no centro cultural da escola , onde se encontrava o escritor que nos daria a palestra , peguei uma cadeira e sentei me esperando os demais alunos descerem para que o autor pudesse dar início a palestra .Estava conversando com minhas colegas quando um rapaz de dirigiu ao palco.Mesmo sem microfone, pude ouvir a voz de Hermes Bernardi. Era uma voz que conduzia nos a um mundo diferente .Ele não fazia questão de que acreditássemos que a leitura seja extremamente importante, ele apenas queria mostrar como era extremamente importante para a vida dele. E se isso mudou a vida dele, também poderia mudar as nossas.Como ele mesmo disse “Quanto mais soubermos, mais estudarmos... 
     Mais teremos como se comunicar com o mundo”.Hermes também comentou sobre uma escritora brasileira, gaúcha e que o inspira.Lígia Nunes, uma de suas grandes inspirações, é autora de diversos livros, e tivemos a oportunidade de ouvi lo ler parte de um capitulo do livro “Os Colegas” (livro escrito em meados de 1976) que fala de uma forma mais ponderada a realidade da sociedade.
     A leitura não fez apenas um grande autor, mas também uma pessoa de caráter.Pelo que ouvi da palestra e pelo o que percebi quando o procurei  para conversar , percebi  a tamanha educação que ele tens . Algo que também é sim, adquirida com a pratica da leitura.Hoje , aos 46 anos de idade , Hermes também possui projetos de leituras em comunidades como o Complexo do Alemão .E finaliza se minha aula com uma frase, dita na palestra, que vou levar por muitos anos “Muitas vezes não somos o que queremos ser, mas não devemos perder o caminho” (Hermes Bernardi).
O que devemos mudar?
      Caminhando pela cidade a fora, vejo estampado em diversos banners e cartazes: “Como mudar o mundo?”. Mas essa seria a frase correta a se perguntar?É tudo tão estranho pra mim, porem tão comum...Me vejo devidamente uniformizada , com meus livros e cadernos sobre os braços, vou a escola.No caminho me deparo com pessoas deitadas no chão em uma situação lamentável. 
     Vejo casebres, uns em cima dos outros formando pequenas “favelas”. Vejo crianças pedindo por uma oportunidade de estudo e outras a colocando fora.Me pergunto, como deixamos isso acontecer ?Me pergunto por que a sociedade esta ficando cada vez mais desumana?Por que muitos de nós julgamos pela aparência ou pelo estilo de vida?Por que muito olham com ar de desconfiança?Por que muito e nós sorrimos ano ver nossos irmãos chocarem?Vejo famílias enormes com enormes cargas horárias pra receber um salário com um recibo de nada.Vejo a dor estampada em olhares.Alguns até tentam mudar a cabeça humana. 
     Mas parece ser tudo em vão.Falta de amor? Falta de Fé? Quem sabe...A única coisa certa que posso lhe afirmar é que antes de mudarmos o mundo, devemos mudar as pessoas.





Nome: Tobias Silvestro
Turma: 72
O Futuro Preso ao Tempo
 Hoje é dia 25 de dezembro de 3016, já faz mil aniversários que faço, e não enveleço, tudo mudou, tudo é diferente do que já foi.
          O planeta Terra está mais distante do sol, então normalmente no verão, a temperatura ao meio-dia é 98 graus negativos, é tão frio que sem as nossas roupas especiais, não conseguiríamos sobreviver 2 segundos na rua. Então foram desenvolvidas as tais roupas especiais, que mantem nosso corpo aquecido à de 14 graus, a 40 graus positivos. Graças aos espertos cientistas, ainda estamos vivos.
          As praias estão abandonadas, existem prédios em cima da água, de tão congeladas que elas estão. Hoje as ruas são grades, que em baixo delas a uns tipos de tonéis gigantes que estão sempre cheias de uma substância química que os aquecem para derreter o gelo.
          A população diminuiu muito, porque muitas pessoas morrem por falhas em seus aparelhos de respiração, e também pólo fato de não poderem ter relações sexuais em suas casas, apenas nos motéis, que são aquecidos por uma máquina muito grande, e que gasta muito petróleo, e como as águas estão inteiramente congeladas, o acesso ao petróleo é muito difícil, tendo como causa, 2.000 reais por hora no motel.
         Pelo que os cientistas estão falando, tudo irá ficar bem, más eu tenho certeza que não será bem assim, porque eu fiz um desenho com um canetão comum na janela do meu quarto, que onde ás 9:00 da manhã, o sol fica bem centrado naquele círculo, e do mês passado até hoje, já deu para ver que o sol não encaixa mais por completo no círculo, então é óbvio que a cada dia o planeta Terra está mais distante do sol, e está ficando cada vez mais frio, e vai chegar a hora de todos nós morrermos, nossas roupas especiais não vão mais dar conta do frio, e tudo chegará no seu momento de partida.


Nome: Vitória Hofmam  
Turma: 72


                                                            Inabitada

  No mundo futurista, os carros voam, robôs são iguais aos seres humanos, viajar no tempo já é possível, teletransporte já existe e o mundo é tecnologicamente perfeito.
  O avanço da tecnologia já possibilitou que os cientistas criassem um modo de transformar água salgada em água potável e outros avanços tecnológicos importantes para a sobrevivência dos seres humanos.
  Mas a cidade de New York está prestes a virar um caos.Certo dia, as pessoas foram acordadas por um barulho estridente e luzes que iluminavam as casas.As pessoas saiam para fora das suas casas e viram uma coisa assustadora, estava acontecendo um ataque alienígena.O que eles queriam?Por quê o ataque?O mundo seria destruído?Todas essas perguntas estavam no ar.
  No meio da gritaria, pessoas choravam e se desesperavam.De repente, bombas começaram a ser lançadas pela cidade, depois de 25 minutos as pessoas tentavam sair da cidade, o trânsito parou, havia muitas pessoas feridas, ambulâncias e policiais estavam espalhados por toda a cidade. Já tinha passado 7 horas depois que o ataque começou e New York já estava completamente destruída, e agora, depois de 1000 anos, New York nunca mais voltou a ser a mesma.Agora estava...sem ninguém.

                                                                                                                                                                                      


                                                          Brasil, um país de todos?

  No Brasil hoje em dia um jogador de futebol ganha mais do que um médico que salva vidas todos os dias.Um professor que educa milhares de crianças, só ganha R$ 600 enquanto um político que rouba dinheiro da pessoas, ganha R$ 26.700.
  Vamos parar e pensar, o Brasil é um país de todos?Não!Os políticos corruptos roubam o dinheiro das pessoas e compram mansões, carros importador, enquanto famílias vivem na rua sem nada para comer e vivendo uma vida miserável, vivendo uma vida sofrida.
  As pessoas são racistas, as pessoas não veem beleza interior, só a exterior.As diferenças sociais acabam se tornando uma coisa racista e preconceituosa de certas pessoas, os deficientes físicos não são respeitados só por serem diferentes, eles são pessoas como nós.
  O Brasil não é de todos, porque existem muitas pessoas racistas, corruptas e sem valor.
  Esse é o nosso país...esta é a nossa vida!
                                                                                                                                                                                                       



                                                                Sem Esperanças

  O mundo não é perfeito, mas se quisermos mesmo nós podemos tornar o mundo melhor e mais habitável.
  Cada um tem seu próprio ponto de vista,  seus próprios pensamentos, seu próprio "mundo", mas basta a sociedade viver em harmonia, um sabendo respeitar o outro, respeitar suas diferenças, suas culturas e seu modo de viver que os nossos "mundos" vão se tornar um só.
  No mundo em que vivemos ninguém é respeitado como se deve, os deficientes físicos e mentais muitas vezes são tratados como lixo, são tratados com se fossem monstros.Os deficientes mentais são abandonados em clínicas para serem esquecidos pelo resto de suas vidas.Os cadeirantes não são respeitados quando saem na rua, são ridicularizados, suas vagas em estacionamentos são ocupadas por pessoas que não tem consciência da necessidade que certa pessoas tem quando são cadeirantes.
  Cada vez mais a violência cresce no mundo todo, assassinatos, homicídios, roubos, assaltos, tiros, armas, sequestros, muitas vidas já foram perdidas no mundo todo, mortes cruéis e horrorosas que ainda aterrorizam a família da vítima.
  Esse é o mundo em que vivemos, um mundo cruel, horroroso, violento, impiedoso, sangrento e em pouco tempo vai ser um mundo destruído.
  Eu acho que o nosso mundo não tem mais esperança, todas as nossas tentativas de melhorar o mundo, serão tentativas em vão, porque cada vez mais o mundo está sendo engolido pela ambição de quem ganha a vida trabalhando para a violência.
                                                                                                                                                                                                      


                                                               Sesc Mais Leitura

  Hermes Bernardi Junior participa do projeto Sesc Mais Leitura, ele é escritor e veio até a Escola Santa Catarina para nos apresentar o projeto, incentivar a nossa leitura e contar um pouco sobre sua escritora favorita, Lígia Bonjunga Nunes.
  Hermes já estudou Ciências Sociais e no momento faz cursos e quer se formar em Antropologia Social. Ele mora em Porto Alegre e já viajou por vários lugares do mundo, já morou na Philadelphia e tem 24 livros publicados, como, o Pé de Sapato, Dez Casas e Um Poste Que Pedro Fez e vários outros.
  Hermes sempre gostou de ler e escrever, ele começou a se interessar pela literatura na escola.Quando era criança lia muitos livros de engenharia, ele ia seguir a profissão de arquiteto, mas através do teatro se tornou escritor.
  Lígia Bonjunga Nunes, tem 80 anos, mora em Pelotas e possui 68  prêmios nacionais e muitos livros publicados.Um dos seus livros mais famosos  é A Bolsa Amarela, que mais tarde, acabou se tornando uma peça de teatro.
  O primeiro livro da Lígia se chama Os Colegas, e foi publicado em 1976.
  A história conta sobre dois cachorros que estavam brigando por um osso, eles começaram a se conhecer melhor e viram que tinham em comum o amor pelo samba e o nome, ambos se chamavam Vira-Lata.
  Juntos eles criaram em samba e um passou a se chamar Latinha e o outro Virinha.
  Um dia eles estavam na praia e conheceram uma cachorra chamada Flor de Lis, ela era uma cachorra mimada, e por não gostar dessa vida, ela fugiu de casa.
  Flor, como agora era chamada, não voltou mais para casa e foi morar com os dois cachorros.



Nome: Victor Moreira
Turma: 72




O Tempo

Hoje, na minha época o tempo não é mais o mesmo. Esta diferente, mais rápido, mais devagar; Mais bonito,mais feio.
O que você quiser inventar... Mais está diferente.
Hoje tudo esta tão depressa.
A tecnologia mudou muita coisa.
Hoje existe em media um veículo por pessoa, não se usa mais transporte público.
Andar nas ruas é perigoso. Falar com as pessoas é perigoso.
A tecnologia tornou tudo tão rápido, que é normal crianças de 5 anos usarem telefones moveis e não se usa mais telefones , usa-se telemoveis.
Onde se liga, enxerga o ouvinte.
Numa velocidade inimaginável.
As pessoas não saem mais de casa, trabalham lá dentro, pelo computador. Que alias este tão rápido, que faz o computador da sua época parecer uma “tartaruga com preguiça”.
Esta tudo diferente, tudo tão ciência.


                         Palestra de Incentivo a Leitura


Hoje presenciamos a grande palestra de um autor famoso, Hermes Bernardi Junior, 46 anos, que estava no CTG para falar de o quanto a leitura transforma uma pessoa .
Uma prova disso é o próprio Hermes, que virou um grande escritor, sem o apoio de toda sua família.
Ele falou sobre o projeto que o trouxe aqui, o projeto SESC + Leitura, e de como a leitura transforma o vocabulário, a coerência e a objetividade de uma conversa.
Falou sobre sua maior inspiração, uma escritora mundialmente conhecida, Ligia Nunes,e falou sobre alguns de seus sucessos , como a “Bolsa Amarela”, e seu espetáculo apresentado em um palco enorme , com bonecos manipuláveis , e também leu um trecho do livro “Os Colegas”, que conta , no trecho, a história de uma grande amizade um tanto , digamos que diferente , sobre dois “vira-latas” que faziam samba .
Falou que seu maior prazer é ler, falou de suas viagens ao exterior a trabalho, de algumas de suas obras literárias, e de quanto à leitura esta ficando mais intensa diariamente.
Pra mim, isso é de fato uma grande incentivo a leitura .



Pessoas Melhores Fazem um Mundo Melhor

De fato o mundo não é mais o mesmo.
De fato as pessoas não são mais as mesmas. Estão cada vez menos pensando no “ser” e mais no “ter“.
Hoje em dia, todo tem suas, claras, obscuras, maliciosas e ingênuas perspectivas de como o mundo está. Mas são poucas... Muito poucas as pessoas que ao estão com os cérebros poluídos com um monte de promessas falsas, ingenuidades e outras porcarias do gênero.
Hoje só se vê matança, estupro, roubo, e muitas catástrofes.
A percepção das pessoas esta diminuindo, e a força do pensamento e da opinião das pessoas com dignidade suficiente para chamar-se de racional, também perdeu volume. Tanto na parte social, política, espiritual, ou seja, lá qual for sua desculpa.
Mas existem pessoas, algumas poucas pessoas capazes de agir com tamanha responsabilidade e respeito, na qual devemos confiar e também depositar. Na qual devemos depositar as esperanças de um mundo onde as pessoas não sejam tão ocultas em relação em meio ambiente e outras coisas, são essas pessoas que precisam estar mais presentes nas nossas vidas.


Que país é este?

“Cara”, eu te digo que o nível de igualdade social neste país esta cada vez menor.
Hoje em dia, as pessoas relativamente trabalhadoras, estão recebendo muito menos que pessoas totalmente inúteis à sociedade. Pessoas que recebem milhões para chutar uma bola, ou ficar o dia inteiro sentado planejando novas formas de roubar dinheiro do povo.
Pessoas boas, esclarecidas, que trabalham duros e recebem muito pouco, às vezes até menos que o suficiente para sustentar uma família.
Já pessoas ignorantes, egoístas e arrogantes, recebem milhões para coisas que muitas pessoas consideram brincadeira.
As pessoas pisam umas nas outras. Hoje em dia, simplesmente por ter uma renda baixa, ser homosexual, gordo, magro, alto ou baixo.
Hoje tudo é motivo de humilhação, algumas pessoas até se suicidam por tanta humilhação sofrida.
Isto de fato não é igualdade social.
Ai vem à pergunta: “Que país é este?”




Nome: Caroline Rogglio
Turma: 72


                                              O Problema Do Mundo 


O mundo poderia estr bem melhor se não houvesse tanta disigualdade ,tanto preconceito,tanta criminalidade,tanto esgoismo,a igualdade por aqui é fiquitcia existe muito preconceitosem conceito queapodresse a nação,o mundo hoje se organiza cada um da suamaneira do geito que se convem se for bom para si ajuadar uma pessoa eles ajudam agora se não for conveniente ninguem faz nada,me diz,como pode ser tragedia a morte de um artista e a morte de milhões apenas uma estatistica,mas isso é um fato realista,muitos insistem em dizer que isso é mintira que isso não acontec,mas ninguém prova o contrario.Cada vez mais vejo que o sensacionalismo por aqui merece um "premio", hoje o brasil tem uma das piores distribuições de rendaeu confeso para ti que é bem dificil de intender mas ,no  país do carnaval o povo nem tem o que comer .A o negócio é assim a maioria  das pessoas é esquecida no "baraco" que ainda é algemada esturquida e assassinad isso não é moda quem pensa incomoda,por que aqui so tem paquita loira ,aqui não tem " preta" como apresentadora,novela de escravo a emisora gosta ,mostra os "pretos" axibatados pelas costas ,fazem confusão na cabeça de um "moleque" que não gosta de escola ,mas admira uma intratequ. Do geito que anda as coisas as pessoas acham normal o que acontece no sénado quam ingana o pvo simplesmente renuncia o cargoa não é casado abre mão do seu reinado ,mas nas proximas eleições bota a cara como candidato.


                                     Insentivo a Leitura 

O autor HERMES BERNADI JUNIOR esteve na escola santa catarina num projeto do SESC + LEITURA ,ele foi um dos escolidos para o progeto por ser um escritor gaúcho ,no projeto hermes teve de escolher uma autora também gaucha para representa-la e falar sobre ela nas escolas ele teve como escolha a autora LIÍA BONJUGA NUNES.
Ele então veio até a escola onde falou sobre o trabalho da autora que até então veio representa-la  ,ele falou sobre os livros dela ,de como ela trabalhava e da importancia que ela tinha para ele ,poucos dias antes par ser mais exata duas semanas antes hermes esteve com ligia no Rio de Janeirono no lançamento de mais um livro dele ,pelo que ele falou Ligia tem hoje em dia 80 anos mas mesmo assim continua escrevendo e  ecriando textos .Hesmes viaja pelo mundo para divulgar seu trabalho e insentivar a leitura entre diferentes culturas .
Quando criança ele não teve insentivo para ser escritor ou até mesmo para ler mas nem por isso desistiu de seu sonho ,hoje em dia ele recebe varios premios de seu brilhante trabalho com a literatura , Hermes é um grande escritor consagrado e dedicado a passar a mensagem de que ler e escrever é muito importante além de ser otimo.Hermes faz parcerias com varias nações como Mexico com a intenção de insentivar a leitura o que pare ele é essencial .

                                                   Que País é esse ?

 Essa é uma otima pergunta "QUE PAÍS É ESSE?" no ponte de vista de uns é o país da disigualdade ,da miséria e no ponto de vista de outros é o país do carnaval ,mas qual é o seu ponto de vista ?
O Brasim tem hoje uma das piores distribuições de renda existe muita corrupçpãoque resulta na miséria e na desigualdadesocial ,um ótimo exemplo é o jogador de futebol,uma pessoa sem estudosque apenas chuta uma bola e da intrevistas recebe milhões por mês e o gari que também não teve estudos enão teve aportunidades na vida ,não necessariamente ,trabalha 12 horas por dia limpa a nossa sujeira que nós fizemso e só recebe nem torno de $650,00reais ou menos ,isso é justiça?Isso é um país de igualdade?? onde o Brsil vai chegar ?SERÁ QUE ISSO VAI TER FIM ?Deputdos ,prefeitos,ministros,uns dizem que não ,outros dizem que são e outros dizem que não vão fazer ,mas tudo continua igual ,uma pessoa que mora na "favela "tenta  avida m bairros mais"nobres"e é simplesmente subjulgada por causa da sua cor ,da sua maneira de se vestir essas são uma das situações da realidade que vimos .Continuaremos sem entender como isso chegou a ess ponto ,mas com a certeza de que muitos simplesmete não se importam com tudo isso com a situação do Brasil ,mas e ai descobru"que País é esse??!!




                                                       O Futuro 

Hoje eu esteva vendo o noticiario quando a reporter começou uma materia de como seria o mundo daqui pra frente .Ela falou que os engarafamentos seriam de 2 a 4 vezes piores .logo que acabou o noticiario,meu pai me chamou para irmos ao banco,nos fomos até o carro e enquanto nos passavamos por algumas eu começei a perceber que o futuror poderia estar aqui e agora simplesmente tudo que fazemos agora vai resultar no futuro .
A ciencia esta avançando muito isso tem seu lado bom e ruim ,o lado bom é que o mundo vai evoluir mais ,as coisa vão ficar mais complexas ,já o lado ruim é que com maquinas mais avançadas a poluição ,o desmatamento vai aumentar muito ,assim nos podemos ,prever que o futuro vai ser de grandes obtáculos e de grandes conquistas.



Nome: Barbara Macedo
Turma: 72

                                         Será ?!

         Atualmente milhares de pessoas almejam, um mundo melhor, cada qual com suas convicções e teorias.Mas então surge a dúvida, será que realmente o que achamos certo, é o melhor para todos ?
         Entra então, a questão moral, pois nem sempre todos desejam o correto.Um dia eu ouvi a frase "Se todos fizerem a sua parte, podemos transformar o mundo", mas então quer dizer que a situação que nos encontramos, corresponde ao modo de a sociedade pensar ? de viver ?. Em meio á tantas dúvidas, acredito que somos nós que movemos o mundo.
         Ninguém sabe qual é o modelo perfeito, mas a solução para a situação deplorável que vivemos não reside nos conflitos, mas sim na tolerância.
         Nos dias de hoje, estamos em meio a uma guerra, assaltos, violência doméstica, pedofilia, estupros, será isso um reflexo do caráter de muitos ? Para revertermos tudo isso, não podemos começar criticando o próximo, e sim refletindo sobre nós mesmos. Será que nossas atitudes realmente contribuem para o ambiente em que moramos ?
        Enfim, embora falte muito para contornarmos esta situação, isso poe acontecer, pois "pessoas melhores fazem um mundo melhor" .




                                      Brasil, um país de todos ?
       
        Vivemos em um país onde a base da sua estrutura reflete a desigualdade social, onde "poucos tem muito e muitos tem pouco ". Que país é esse onde um jogador ganha mais, que uma pessoa que limpa o nosso lixo ?
        Atualmente a sociedade fútil que nos encontramos, prioriza mais objetos e supérfluos do que algo que realmente faça a diferença para seus cidadãos. Visa mais os bens econômicos, do que os bens culturais e morais.
       Esse é o nosso país, onde somos divididos em classes sociais através de nossa conta bancária, onde não dão tanta importância para o nosso caráter, e sim para a nossa posição perante a mídia, onde nossos representantes desviam nosso dinheiro para fetiches pessoais.
       Enfim, a nossa situação é extremamente vergonhosa. Coisas que só podem mudar se a sociedade mudar seu jeito de agir e contribuir com a sua população.



                                   Onde estou ?
    
    Era escuro, luzes brilhantes dominavam os céus. Aonde eu estava ? Levantei aos sobressaltos, sem entender nada, por que tudo estava tão confuso ?
    Comecei a andar, carros e mais carros de diferentes modelos, jamais vistos antes, dominavam as ruas, um tanto quanto anormais também. Ninguém comunicava-se comigo, o que estava acontecendo ?
   Finalmente encontrei alguém, a polícia ! Mas estavam todos tão ocupados, Volto a me perguntar, aonde estou ?
   Derrepente , deparo-me com um aparelho diferente, talvez "moderno", com inúmeros botões estranhos, onde estava reproduzindo um noticiário :
   (...) "Vivemos a ERA DIGITAL, as ruas não comportam tantos carros (...) O mundo mudou muito desde de 2040 ! " Relatava um repórter.
   O que ?! Quer dizer que estou em que século ? Como vim parar aqui ?
   Em meio a tantas perguntas e muito confuso, resolvi procurar ajuda. Parei uma pessoa na rua, ela não quis fala.
   Fui então, até uma rede de computadores, que estranhamente, estavam dispostos na rua. Joguei meu nome.
                                                 JAMES LIE !
   Como ? Havia sido cobaia para uma série de testes físicos. Estive dentro de uma máquina, durantes esses anos todos ? Vou ter que me acostumar com esse novo estilo de vida ?
   Estou no futuro.




                                            Literatura em nossas vidas !

    O escritor Hermes literatura", que consiste basicamente em levar autores ás escolas para palestrarem sobre obras literárias, a partis Bernard Junior, foi convocado á escola, através do projeto da instituição SESC, "mair do acervo da biblioteca do mesmo.
   Hermes, tem 46 anos, mora em Porto Alegre, e é autor de livros infantis como planeta cai-queria, eu rinoceronte dobrado, entre outros. Em sua palestra, contou-nos sobre, Lídia Bueno, escritora gaúcha que escreveu livros como " os colegas ", que relata a história de amigos diferentes, e que tem como assunto principal refletir a atual pobreza de muitas pessoas na sociedade,, mostrar-nos que muitos são desvalorizados devido suas condições de vida, onde muitas pessoas se enganam pelas aparências.Muitas vezes podemos não nos conhecer, mas acabar se aproximando através da música, dança, dos nossos gostos.
   Ambos os escritores, pensam na literatura como uma forma de expressar e criar mundos diferentes se baseando na realidade. Acreditam na leitura, como uma forma de ampliar nosso vocabulário, corrigir nossos erros, tornando-nos assim pessoas melhores.
   Quando deixamos de sonhar, morremos por dentro, isso inspirou outro livro da autora, " a bolsa amarela " .





Nome: Arthur Dornelles
Turma: 72



                                          Transformers e Zumbis

               Oi meu nome é Rick e hoje irei contar a terrível história, sabe aqueles robôs do filme Transformers? É eles existem só que são mais fracos do que aparentam, eles produzem uma substancia chamada “ADAM” , até ai tudo bem mas esse ADAM é uma droga que quando consumida transformava as pessoas em super-humanos como se eles ficassem super       inteligentes  mas depois eles se transformam em zumbis, ficam doidos, matam pessoas para roubar a droga, o mundo virou um caos, tudo começou em um dia chuvoso e frio, os humanos antes de descobrir o ADAM faziam lutas de robôs, então no início da luta havia uma fileira de carros para entrar no ringue de luta, era o final do torneio, ai começou o caos, um robô mutilou o outro, saiu ADAM para todos os lado na plateia, muitos acabaram ingerindo e o mundo começou a evoluir mais e mais, vendiam ADAM em todas as lojas, torturando robôs para que eles produzissem mais. Deu 10 anos com pessoas drogadas pelo mundo, parece que a tecnologia deu um salto de 200 anos, maquinas do tempo foram testadas mas em vão.  Eu, minha esposa, meu filho e meu irmão viciado, temos como missão mandar os robôs de volta ao planeta deles, e tentar sobreviver ao apocalipse.             



                                     Que pais é esse?

       Os salários do Brasil tem seus pontos altos e baixíssimos, o salário é um dos pontos baixos , para pessoas como professores é um salário baixíssimo, mas para um cantor ou jogador é muito alto, o Brasil deveria fazer com que pessoas, que arriscam a vida deles pela nossa, deveria ter um salário melhor, pois ele pode não estar aqui amanhã, o país deve dar o exemplo, ele quer     professores mas não dão o reconhecimento. 
      Eles deverão dar um salário melhor  a professores, policiais, bombeiros, pessoas do exército, guarda costeira, entre outras, para eles ficarem motivados e serem recompensados.
       Se o Brasil melhorasse nesses pontos ele iria além, teríamos mais profissionais, mais empregos e o melhor, mais pessoas felizes.


                                                O Prazer da Leitura
     Bom a palestra falou sobre leituras e outros aspectos, como dizem “a leitura é uma TV em sua cabeça”, o nome do autor é Hermes ele faz parte do grupo SESC + leitura que une todos os escritores gaúchos, bom o Hermes trabalha nisso a 14 anos e ele conta na palestra sobre a vida dele e que ler é o seu “hobby” é um dos maiores prazeres da vida, a leitura não é apenas uma ferramenta de comunicação e sim uma nova janela que se abre para vida.
  Ele como sua amiga Lígia são escritores, o livro mais famoso dela é a bolsa amarela [, esses livros são para idades de 11 a 17 anos, são livros tão bons que ganharam muitos prêmios e sera inscrito até em espanhol e italiano para que mais pessoas tenham acesso a eles.
 E cada vez mais os livros são importantes e claro vão evoluindo junto com a sociedade como os livros digitais os “Tablets” que são feitas digitalmente em vez de gastar tinta e papel.
  Hermes já morou em Porto Alegre e em vários países diferentes da Europa e por isso ele tem muita experiência para escrever livros.
 Ele da um exemplo que é de um livro de Lígia e esse livro conta a história de dois cachorros o “Virinha e o Latinha” e o melhor, a autora não fala que são cachorros mas descreve que é a maior parte ou até a melhor a interpretação.


                                                   Um mundo melhor
     Bom tem vários aspectos para tornar o mundo melhor como reciclagem entre outras.
     Bom de verdade coisas boas ao mundo seriam:
     Reconstruir a Camada de Ozônio, usar a fumaça da poluição para fazer energia, transformar hélio em hidrogênio, colocar placas para pegar energia, colocar placas para pegar energia no Saara e o que é considerado impossível , a viagem ao passado através da teoria do buraco de minhocas, pois viagem ao futuro é possível mas é muito difícil, é só a gente pegar um foguete que vá na velocidade da luze voltar a Terra e quando voltar, seu corpo vai estar mais jovem e na Terra terá passado 10 anos, e se no futuro eles já terem a resposta da viagem ao passado e como criar água então eles voltam ao passado (na época atual que a pessoa foi ao futuro , fala pra todo mundo a “receita” da água e como voltar ao passado. Voltam uns 50 anos ao passado e dão a “receita da água” voltam ou ficam no mesmo “Paradoxo” e quando voltarem terão 100 vezes o conteúdo de água que tem atualmente criando uma fonte de vida infinita (com também calor, oxigênio, carbono).
      Isso quer dizer, devemos fazer mais teorias na verdade o mundo é muito mais frágil do que imaginamos.
      
Nome: Caroline Almeida
Turma: 72
Autor: Luc Besson
Arthue e os Minimoys

Arthur é um pequeno aventureiro, se inspira muito no seu avo, e sempre que para esta livre para inventar coisas novas ele tem uma mente bondosa e paciente e não gosta de vingança ele apenas quer fazer justiça ele é atrapalhado e a unica coisa que faz seu coração acelerar é Selenia uma minimoy.

Nome: Gabriele Mota

Autor: Marc Levy
Tudo Aquilo que Nunca foi Dito

O livro conta a história de uma menina chamada Julia, cuja viveu a vida toda com um pai ausente, na semana de sue casamento seu pai Anthony Walsh morre e faz com que a data de seu casamento seja adiada...

Nome:Natália Ceccatto
Autor: Hans Magnus Enzensberger
O Diabo dos Números

Na segunda noite Robert sonhou que ta na floresta dos 1s gigantes e o diabo dos números estava sentado num cogumelo e sua conversa era sobre a importância do zero.

Nome: Gunnter Jacobi
Turma: 72
Autor: Lucas Rech
Relatório de Ciencias: Sistema Muscular

Hoje eu li sobre o sistema muscular, um trabalho que falava  sobre doenças nos músculos que se encontram nos olhos e tipos de músculos.

Nome: Eduardo Colice
Autor: Paulo Mendes Campos
Peter Pan

Wendy, João e Miguel não tinham uma babá, mas seus pais conseguiram Nana uma cachorra que segura as babás humanas e acabou aprendendo a cuidar de crianças; que foi contratada para cuidar de seus filhos.

Nome: Bruno Jean
Turma: 72
Autor: Annie Piagetti Miller
A Turma do Meet

Babi e Nana vão conversar com a mãe de Nana para ver se ela deixa fazer as festas na casa dos fundos. E apresenta Depp que era um cachorrinho que Edgar deu de presente.

Nome: Gabriel Bernal
Autor: Alvaro Cardoso
Ladrões de Almas

Nando é um desses adolescentes que sempre acaba se dando mal na vida. Foi reprovado de novo e de novo. Mãe se casou outra vez com um homem tudo certinho que decidia chama-lo de Caxis. Com certeza as coisas não estão saindo bem.

Nome: Lucas Verona
Autor: John Flanagan
Rangers

Hoje eu li sobre Will um jovem arqueiro que estava aprendendo a manuziar uma espada para se tornar um dia um dos unicos arqueiros a usar uma espada.


Nome: Arthur Dornelles
Autor: A. S.  Franchini
As 100 Melhores Histórias da Mitologia

Ilupomene e Atalanta
Atalanta é uma moça muito bela e recebe muitos pretendentes para casar e um dia ela se cansou e resolveu fazer uma corrida de vida ou morte e quem ganhasse airia se casar com Atalanta.


Nome: Luis Henrique Poloni
Autor: Jeff Kinney
Diário de um Banana: A Verdade Nua e Crua

Fala sobre Greg que brigou com seu amigo Rowley e agora quer um novo amigo.


Nome: Lucas Cecconello
Autor: John Flanagan
Rangers – Cerco a Macindow LIVRO 6

Will e Horace discutem sobre o ataque ao castelo, Will percebe que eles estão sem recursos para o ataque.


Nome: Guilherme Simon
Autor: Jeff Kinney
Diário de um Banana

Greg está mais preocupado agora com sua aparência, e está  tentando ensinar seu amigo a agir como um adolescente.

Nome: Gabriel Urio
Autor: Gotham Sampa City
Gotham Sampa City

Eu entendi que ele estava indo trabalhar, daí ele viu na rua um cara buzinando para os motoqueiros daí os motoqueiros voltaram e começaram a chutar e a dar socos no carro. O cara do carro, depois darchutes e socos, se sentiu humilhado.


Nome: Gabriel Alves Cavalheiro
Autor: Masashi Kishimoto
Naruto

Naruto após de dominar varias técnicas muito poderosas, está agora treinando para a quarta grande grra ninja que será contra a terrível Akatsuki que é uma organização.


Nome: Bárbara Macedo
Autor: Megan McDonald
Juddy Moody : Salva o Mundo

Juddy, uma garota muito disciplinada, estudante da terceira serie, decide que vai salvar o mundo, após debater sobre a destruição com seu professor Nelson. Um livro muito interessante com palavras coloquiais e fáceis de se entender.


Nome: Raphael
Autor: ........................
Tex

Um fora da lei e libertado por antigos membros de sue bando para juntos localizarem o dinheiro de um roubo. Reviravoltas, surpresas e muita adrenalina, numa história onde o maior protagonista é o sentimento de ganância desenfreado.

Nome: João Luís
Autor: José Muraro de Vasconcelos
Meu Pé de Laranja Lima

Eu li sobre Zezinho e sua vida, ele é um meninos muito pobre que no Natal não ganhou presentes pois seu pai estava desempregado então ele deixou sés sapatinhos na porta e no dia seguinte ele foi olhar e acabou reclamando de seu pai que estava na sua frente.


Nome: Liengrid Cardoso
Autor: Elizabeth Chandler
Beijada por um Anjo

Ivy sempre freqüentou diversas igrejas pois usa mãe ia as mesmas pelos padres e não pela crença.


Nome: Paula Luvison
Autor: Annie Piagetti Muller
A Turma do Meet em Busca da Oitava Estrela

No baile Juli e Vitor estavam juntos, até que Juli disse para Vitor que ela iria viajar sozinha, Vitor ficou chateado e saiu sem dar resposta. No final da festa quando tocou a ultima musica, Juli e Vitor se olharam e foram correndo se abraçar, pois aquela musica trazia ótimas recordações.


Nome: Tobias Silvestro
Autor: Boselli
Tex, O Diadema Indígena
Perseguidos por dezenas de criminosos e um xerife corrupto, Tex, Carson e seus aliados tentam chegar ao local secreto onde pode se esconder um belo tesouro. Mas espíritos assombrados parecem tomar conta do local.

Nome: Luisa C
Autor: Jim Bonton
Querido Diário Otário, #11, Pois é , Acho que Tenho Superpoderes
Janie descobre que não tem superpoderes e que Lucas é afim dela.  



Nome: Lucas Rech
Autora: Emily Rodda

Até onde eu li, Rowan, seus amigos estavam na quarto de Bree e Hanna quando começaram a discutir sobre o segredo dos viajantes em SUS terras, então (ouvira) começou uma coisa muito estranha, as pessoas começaram a desmaiar (dormir), então Rowan foi descobrir o que os viajantes estão guardando.


Nome: Eduardo Leandro Ribeiro
Autor: Hiroaki Samura
Blade
No episódio 15 uma moça é sequestrada por capangas que querem informações sobre um suposto assassinato do clã deles. Manji vai a procura da moça para leva-la para a casa a salvo, mais vai ter que lutar.

Nome: Vitória Hofmam
Autor: Jeff Kinney
Diário de um Banana
Greg e seu amigo Ronely estão começando mais um ano no colégio.Depois de castigos e confuções na escola, chega o dia das bruxas e Greg, Ronely e Manny (o irmão mais novo de Greg) saem em busca de doces, trajando fantasias nada criativas.

Nome: Caroline Roglio Flores
Autor: .....................
Coisas que Tosa Garota Deve Saber
Hoje eu estava lendo sobre como cuidar do seu cabelo, de como lavar os cabelos, eu li também sobre como agirem festas, o que vestir, como agir, se se deve ficar com garotos ou não, entre outros.

Nome: Ester Valtriques dos Santos
Autor: C.C Hunter
Nascida a Meia-Noite: Os Sobrenaturais
Kylie era uma garota de 16 anos que a pouco tempo havia terminado o namoro com Trey, sofria com a separação de seus pais. Quando o pai estava saindo de casa ela pediu para ir junto, mas o pai falou que sua mãe precisava dela. Ela se achava doida porque via sempre um soldado fardado que os outros não viam.

Nome: Érica Cabrera Gemin
Autor: Kim e Krickit Carpenter
Para Sempre
Krickit começa a duvidar de seu casamento e a se perguntar se se casou mesmo com Kim.


RESUMOS EM SALA DE AULA  20/06



Nome: Arthur
Autor: A.S Franchini
As 100 melhores histórias da mitologia
Ícaro e seu pai foram parar no labirinto do minotauro, pegaram inúmeras penas e criaram asas com elas feitas de cera, penas e madeira e escaparam da prisão, Ícaro se aproximou de mais do sol, a cera derreteu e ele caiu no mar e morreu.

Nome: Thais B.
Autor: Asher, Jay
Os Treze Porquês
As histórias devem ser pesadas. Pesadas mesmo. É só por isso que as fitas estão passando de uma pessoa para outra. Por medo. Porque alguém iria querer enviar pelo correio um pacote de fitas que culpasse você por um suicídio? Ninguém ia querer fazer isso.

Nome: Eduardo Colice
Autor Paulo Mendes Campos
 Peter Pan
Wendy, João e Miguel agora estão acompanhados de Peter que os leva a Terra do Nunca, onde viajam avistando piratas, tubarões, etc...

Nome: Guilherme Simon
Autor: Jeff Kinney
Diário de um Banana
Greg e Rowley saem na noite de halloween para pedir doces, no bairro 61 longe do deles e acabaram arrumando encrenca.

 Nome: Nathália Ceccatto
Autor: Danilo Gentil
Como se tornar o pior aula da escola
Que temos que desobedecer todo mundo, colar nas provas e que os mocinhos nunca se dão bem, e devemos entregar os trabalhos feitos de ultima hora.

Nome: Ester V.
Autor: C.C. Hunter
Nascida á Meia-Noite os sobrenaturais
Kylie era uma garota de 16 anos que ha pouco tempo havia terminado o namoro com Trey, sofria com a separação de seus pais. Quando o pai estava saindo de casa ela pediu para ir junto, mais o pai falou que sua mãe precisava dela.
 Ela se achava doida porque via sempre um soldado fardado que os outros, não viam.

Nome: Caroline Roglio
Autor: ------------------
Coisas que toda garota deve saber
Eu estava lendo sobre como manter pele protegida, é necessário comer adequadamente e alimentar, sua pele com vitaminas e nutrientes adequados, eu li também dormir melhor, o que fazer quando não tiver sonho entre outros.

Nome: Lucas Verona
Autor: Jonh Flangam
Rangers
Will estava aprendendo a fazer bloqueio com 2 facas pequenas mais com as duas juntas capaz de deter uma espada.

 Nome: Caroline Roglio
Autor: ----------
Hoje eu estava lendo sobre como cuidar do seu cabelo, eu li também sobre como agir em festas, o que vestir, como agir, se deve ficar com garotos ou não entre outros.


Nome: Ester Valtriques dos Santos
Autor: Frances Hodgson Burnett
O Jardim Secreto
Mary era uma menina feia e antipática que por conseqüência de seus pais terem morrido durante a crise de uma epidemia de cólera. Na Índia descobriu muitas coisas e um jardim secreto, e ainda conheceu muitas pessoas. Ela procurou o jardim  e o achou foi ai que começou a cuidá-lo e ficou bem melhor engordou e pegou cor e até ficou mais bonitinha, como todos diziam. 

Nome: Luis Henrique Poloni dos Santos
Autor: Jeff Kinney
Diário de um Banana “ A Verdade Nua e Crua”
Greg Heffey sempre quis crescer logo. Mas será que fica mais velho é tão legal assim. Ele começa a lidar com festas, e com a popularidade. É depois de uma grande briga com seu amigo Rouiley.

Nome: Bárbara Macedo
Autor: Flávio Luiz Ferrarini
Aventura do Ladrão Aprendiz
Este livro reúne as aventuras do jovem Bento e seu fiel amigo Trampo em Dois Montes.
Aventuras que tornam Bento um mais novo ladrão.

Nome: Carol Almeida
Autor: Clarice Lispector
Silêncio
O silêncio o consola, nos da paz mas tem lá suas desvantagens as vezes acaba com a esperança, com o restinho de felicidade, nos da medo e deixa a vista os passos e a aproximação ou algo que acabe com sua paz. O silêncio é um tipo de bom bandido no começo nos da paz e com o tempo nos aflinge.

Nome: Victor Fafael
Autor: Elen. G Whith
O Grande Conflito: Acontecimentos que mudarão seu futuro
Este livro fala dos acontecimentos atuais do nosso mundo, tais como o fim do mesmo. Questiona a realidade do Deus, ou um ser mítico do qual controla nosso Universo.

Nome: Gabriele Fochezatto
Autor: Marc Levy
Tudo Aquilo que Nunca foi Dito
Um dia após a morte do pai Julia foi surpreendida comum presente um tanto assustador, uma replica de seu pai, ao apertar o botão de ligar descobriu que o mesmo veio para que tudo aquilo que nunca foi dito se resolvesse no principio Julia ficou aborrecida anos depois passou a aceitar.

Nome: Bruno Jean
Autor: Annie Piagetti Muller
A Turma do Meet
Babi apresenta um lugar que servia como ponto de encontro, começa se organizar para fazer a reforma, e decidem colocar como nome Meet.

Mome: Raphael
Autor: --------------------
O Tesouro de Richard Stevenson  2
Nesse capitulo, eles estão em uma aula de História e o professor está falando sobre os antigos piratas; no final da aula Tampinha e Richard começam a falar de meninas e a tarde vai caindo, e então foram cavar o tesouro, mais só o que acharam foi uma caixa prata que não tinha nada dentro.

Nome: Lucas Cecconello
Autor: John Flanagan
Rangers- Cerco a Macindow
Will e Horace chegam a Clareira do Curandeiro, almoção, e se deparam com a chegada dos Escandinavos que um se rejeita a ser comandado por Horace, toma um sova na cara só para se ligar.

Nome: Gabriel Urio
Autor: Emily Rodda
A Floresta do Silencio
Até onde eu li, eu entendi que Endo, filho do rei e da rainha era o príncipe de Deltora. E Jarred era o filho de um fiel servo que tinha morrido a serviço do rei quando Jarred tinha  4  anos de idade.


Nome: Tobias Silvestro
Autor: Antoine De Saint-Exupéry
O Pequeno Príncipe
Certa vez um menino de seis anos viu, num livro uma jibóia engolindo um animal, então ele começou a gostar de desenhar jibóias, mas nenhum adulto entendia seus desenhos, então ele abandonou sua carreira de pintor, e depois que cresse vira piloto de avião. Em uma de suas viagens, dá uma falha no seu motor e ele cai no meio do deserto do Saara. Enquanto estava parado sem saber o que fazer, surge um menino, que lhe insiste a desenhar um carneirinho. Depois de muitas perguntas e respostas o homem descobre que este menino vem de outro planeta.

Nome: Eduardo Leandro 

Autor: Hinoaki Samuro
Blade: A Lâmina Do Imortal
O livro conta que dois guerreiros um que acabou de sair da guerra e outros estão encarregados de proteger uma moça mas eles falham pois ela é raptada por um homem.

Nome: Luisa 

Autor: Jim Benton
Querido Diário Otário
Jamie tem um admirador secreto, que anda mandando vários bilhetes e poemas para ela e ela acha que é um novo professor bonito que quer declarar seu amor.

Nome: Luciane Oliveira

Autor: Witch
100 Magias Para Sobreviver na Escola
Esse livro ensina muitas coisas como a popularidade, prova oral e etc.

Nome: Vitória Hofman

Autor: Jeff Kinney
Diário de um Banana
Depois do natal, Greg e Rowley voltam para a escola e se inscrevem para a Patrulha Escolar. Eles levam uma vida boa, podem chegar 15 minutos atrasados e podem tomar chocolate quente de graça. Mas tudo está prestes a mudar, depois que Rowley é afastado do cargo por assustar crianças.

Nome: Gabriel Bernal

Autor: Antonio Carlos Vilela
Mais Coisas que Todo Garoto Deve Saber
O livro fala coisas interessantes sobre diversos assuntos como por exemplo garotas, timidez, barba e dicas. No livro também tem um guia para ajudar você a escolher a profissão e encarar o futuro com mais confiança.

Nome: Gunnter Faber Jacobi

Autor: Lindomar Noronha
Pensamentos e Alentos
Eu li hoje um livro de auto-ajuda do autor Lindomar  Noronha  que fala sobre pensamentos dele, opiniões e como devemos levar a vida do melhor modo

Nome: Eduarda

Autor: Maria Mariana, com a colaboração de: Patricia Perrone, Ingrid Guimarães e Carol Machado.
Confissões de Adolescente 
Hoje eu li da pagina 19 ate a 46 que falava da primeira vez que fumei maconha, primeiro beijo, bolhas de sabão e a primeira tranza.

Nome: Érica Gemin

Autor: Kim e Krickit Carpenter
Para Sempre
Kim e a família de Krickit ficam felizes ao saber que ela poderá receber alta dali alguns dias.


Nome: Paula Luvison
Autora: Annie Piagetti Müller A turma do Meet em busca da oitava estrela


 Eu li que Edu iria viajar, mas como ele era um pouco atrapalhado, não estava conseguindo arrumar suas malas sozinho. Então alguns de seus amigos foram ajudá-lo e por fim quando ele foi falar com sua namorada que também iria viajar ela ficou um pouco triste por ele não ter convidado ela para ajudar ele na arrumação das malas.



RESUMOS DA SALA DE AULA. DIA  20/06

Nome: Liengred Barbosa Cardoso

Autor: Elizabeth Clandler
Beijada Por Um Anjo 4
Na igreja , Ivy toca a música " Sonata ao Luar " , na esperança de que seu amado Tristan a ouça .


Nome: Victor Rafael
Autor: Nathália B. Guzzo
Os 5 Suspeitos
A morte de Hugo intriga os delegados Jorge e Hermes, que investigam a morte de Hugo Fritzzen, interrogando os cinco convidados Roberto, Gustavo, Jacó, Hilda e Cristina.


Nome: Caroline Roglio 
Autor: .......................
Coisa que Toda Garota Deve Saber
Eu estava lendo sobre como manter a pele protegida que é necessário comer adquadamente e alimentar sua pele com vitaminas e nutrientes adquados ,domir melhor também ajuda a manter a pele mais jovem.



Nome: Paula Luvison
Autora: Annie Piagetti Müller
 A turma do Meet em busca da oitava estrela
Hoje eu li que, a Turma do Meet resolveu fazer um amigo secreto entre eles e daí a Juli disse que esse amigo secreto seria diferente pois tinham que dizer com oque eles se pareciam. E no dia de Natal, na hora de falar, teve várias características engraçadas. Quando chegou a vez do namorado da Babi falar para ela que ele à pegou, ele lhe fez uma linda declaração de amor e lhe deu um presente junto com um lindo buquê de rosas coloridas em que cada cor diferente das rosas representava sua namorada em momentos diferentes na vida dele.



Nome: Gabriel Alves Cavalheiro 
Autor: Mashashi Kishimoto 
Naruto Volume 20
Naruto logo apos de voltar de uma missão com seu mestre JIRAIYA, foi ver Sasuke seu parceiro, mais Sasuke revoltado com Naruto propôs uma briga com Naruto e ele aceitou, mais no meio de sua luta seu professor Kakashi Hatake impediu a grande luta entre os dois.



Nome: Gabriel Urio                 

Autor: Emily Rodda    
As Flores do Silencio 
Até onde eu li,eu entendi que o reide Deltora morre e seu filho Endon foi no lugar de seu pai.E depois Endon foi deposto.


Nome: Barbara Macedo

Autor; Flavio Luis Ferrarini
As Aventuras do Ladrão Aprendiz
Bento se envolve em mais uma aventura com seu amigo Trampo : o roubo das laranjas. Muitos planos e aventuras põe os dois em maus bocados em Dois Montes.



Nome: Tobias Silvestro

Autor: Mauricio de Souza
Cebolinha E O Plano Natalino
Em mais uma de suas muitas aventuras, cebolinha e cascão tentam fazer um natal com bastante neve, mas no Brasil, não neva bastante o suficiente para realizar o tão sonhado natal deles, então eles inventam uma máquina gigante de fazer chantily, que cobre todas as ruas do bairro e atrai muitas formigas e ratos por causa do doce.



Nome: Thais Biazus

Autor: ..................
Os Treze Porques
Curtney Crismem é um nome lindo. Você é uma garota muito bonita. E você também é muito lindo. Todo mundo diz isso, fixo olhar na foto do livro de rascunhos. O braço da Hannah em volta da cintura dava tudo machucado Hannah esta triste que não ia poder ir na festa. Courtney fica triste porque Hannah não vai na festa.



Nome: Arthur Pereira Dornelles

Autor: A.S Franchini
As 100 Melhores Histórias da Mitologia
Filemon e Baucis
Zeus e Hermes foram visitar os mortais para ver a sua estadia, eles passaram em varias casas, sem sucesso de hospedagem, passaram na casa de um casal bem velho (Filemon e Baucis) os trataram bem, dando comida e acabaram sendo presenteados com muitos  anos de vida.




























29 comentários:

  1. Leandro Dornelles, pai de Arthur Dornelles. Cada conto mitológico nos remete a uma associação com nosso mundo contemporâneo. Nos explica que nossos dramas, receios e conflitos tem origem nos nossos antepassados com seus mitos e lendas, perpetuando-se em nossas memórias. Nos ensina a ter uma visão lúdica do mundo e seus mistérios.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. adoro oque a liengrid escreve :)

    ResponderExcluir
  8. Acho muito importante e interessante a idéia de os alunos lerem um livro e depois terem de resumir o capítulo pois assim eles prestam mais atenção no que eles estão lendo e têm a oportuniade de expressar em palavras num papel, toda a leitura silenciosa que tiveram.
    Parabéns pelos resumos bem estruturados da minha filha Paula e de todos os demais colegas.
    Meu nome é Elisete e eu sou mãe da aluna Paula Luvison.

    ResponderExcluir
  9. Míriam,mãe do Luís Henrique,fico bem feliz em ver essa gurizada
    voltando a ler.Lembro quando era adolescente que nossos professores nos incentivavam a ler muito.Parabéns professora Rosa por voltar ao tempo muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Minha filha tem cada vez mais estruturado bom textos e bons resumos. Acho muito legal a professora Rosa estar incentivando a leitura dos alunos e também os fazendo escrever muito.
    Desde já agradecido, Carlos pai da aluna Vitória.

    ResponderExcluir
  11. eu acho otimo o o que a senhora proporciona para minha filha,percebo cada vez mais que a escrita dela melhora no de correr do tempo,apoio muito os resumos que a senhora solicita,espero que isso traga cada vez mais resultados positivo para todos nos!
    obrigado.
    atenciosamente Carlos pai de Caroline Roglio Flores

    ResponderExcluir
  12. É importantíssimo criarmos em nossos filhos o hábito da leitura e o debate em torno dela. Principalmente em um mundo de hoje repleto de informações desconexas e rápidas. Sinto-me gratificado em ter meu filho com estas boas práticas e aprimorando seu senso crítico. Parabéns pela originalidade da iniciativa.
    Grato, Leandro pai de Arthur Dornelles.

    ResponderExcluir
  13. Acho muito interessante que os alunos leiam um livro, e que refleitam sobre o que foi lido pois fazendo isso eles gravam melhor e aprendem.
    Meu nome é Rosimar eu sou mãe da aluna Thais Macedo

    ResponderExcluir
  14. Muito bom fazer parte de um projeto tão gratificante como esse que está gerando bons frutos. Agradeço a Profª por proporcionar essa alegria de participar e interagir mais com meu filho sobre os textos por ele postado e dos demais também. E o incentivo a leitura que é riquíssimo pra nossa cultura."Show de bola"! Sou Ana Cristina mãe do Victor Rafael Moreira.

    ResponderExcluir
  15. Os textos da Ester estão muito bons mas há algumas coisinhas que tem de ser melhoradas, enquanto o blog é muito interessante e importante para nós pais sabermos como está a leitura e gramática dos filhos.Alex e Isabel mãe da Ester Valtriques dos Santos

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante o trabalho da professora Rosa incentivando os alunos a leitura e a escrita . Tornando a leitura uma forma de conhecimento sobre os diversos assuntos e criando hábitos que vão tornar nossos filhos capazes de interagir com os acontecimentos atuais . Sílvia Simon , mãe do Guilherme Simon.



    ResponderExcluir
  17. Achei muito legal a iniciativa da professora Rosa, pois contribui com o desenvolvimento e criando hábito para a leitura. Parabéns, creio que mais professores deveriam compartilhar este excelente. Gostei muito de prestar este depoimento, pois penso que os pais devem participar de idéias como esta. Parabéns Lucas Rech pelo seu interesse escrevendo estes textos e continue assim. Leila Rech, mãe de Lucas Rech Canela

    ResponderExcluir
  18. gostei dos textos, ví que o tobias deve usar mais sua imaginaçao e continuar lendo e escrevendo bastante
    adriana silvestro mae do tobias silvestro

    ResponderExcluir
  19. Senhora professora sou a mãe do bruno j.s. Acho sua iniciativa muito boa, você meche com a imaginação de quem visita e lê o blog,o bruno precisa de incentivo a leitura
    Carinhosamente Mãe de Bruno.

    ResponderExcluir
  20. Prof sou mae do Eduardo colice. Sempre incentivei o Eduardo a ler e acho que esse ano nao esta lendo muito ,vou conversar com ele sobre isso. Acho importantissimo pois faz com que ele viaje nesse mundo da imaginaçao e amplie a gramatica . Abraço .

    ResponderExcluir
  21. :)
    Adorooo esse blog!!
    hehehehe

    ResponderExcluir
  22. Eu amo os textos da Paula Luvison

    ResponderExcluir
  23. Que vaca quem posta essas merda

    ResponderExcluir
  24. Professora Rosa sou a mãe da Luciane Oliveira não sei como escrever em seu blog pode ajudar a Luciane em português sendo que ao computador tem correção ortográfica automática, acho que esse blog só ira estimular a vontade de ficar na internet gostaria muito de que ela não fica-se tanto no computador e que sim fosse estudar ou ir ler um livro.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito deste trabalho desenvolvido durante este ano.
    Fazendo o aluno se dedicar mais tempo à leitura e à escrita.
    Sou mãe da Paula Luvison.

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do desivolvimento do Tobias em relação aos texto.
    Parabéns a professora que esta incentivando os alunos.
    Adriana mãe do Tobias

    ResponderExcluir
  27. Gostei bastante dos textos, estão todos de parabéns.
    Achei muito legal a iniciativa do blog, espero qeu continuem assim.
    Isabel sou mãe da Ester Valtriques dos Santos

    ResponderExcluir
  28. Gostei muitos de todos textos. Achei muito interessante com iniciativa agretido que vai se dar o insentivo a leitura estão todos de parabéns.
    Rosimar sou mãe da Thais Biazus Macedo

    ResponderExcluir