quarta-feira, 23 de maio de 2012

Turma 72 Liengrid Barbosa Cardoso

  Liengrid Barbosa Cardoso

Uma palavra lida pode mudar sua vida

Hoje me deparei com uma situação diferente ; algo que não estamos acostumados a ver nas escolas .
Enquanto vinha exausta para a escola , por causa da manhã  conturbada que tive , pensava  que teria mais um dia de aulas monótonas seguidas de papel e caneta .
Mas não foi bem assim .
Enquanto resolvia meus cálculos de matemática , minha professora de língua portuguesa entrou na minha sala convidando nos para assistir a uma palestra cujo o tema seria “ a importância da leitura “ .
Logo peguei minha pasta , onde guardo meus textos e trabalhos , e uma caneta para anotações .
Apesar de ser um tema que me interesse bastante , pensei que seria apenas mais uma de várias palestras que já ouvi .
Chegando no centro cultural da escola , onde se encontrava o escritor que nos daria a palestra , peguei uma cadeira e sentei me esperando os demais alunos descerem para que o autor pudesse dar início a palestra .
Estava conversando com minhas colegas quando um rapaz de dirigiu ao palco .
Mesmo sem microfone , pude ouvir a voz de Hermes Bernardi . Era uma voz que conduzia nos a um mundo diferente .
Ele não fazia questão de que acreditássemos que a leitura seja extremamente importante , ele apenas queria mostrar como era extremamente importante para a vida dele . E se isso mudou a vida dele , também poderia mudar as nossas .
Como ele mesmo disse “ Quanto mais soubermos , mais estudarmos ... Mais teremos como se comunicar com o mundo “ .
Hermes também comentou sobre uma escritora brasileira , gaúcha e que o inspira .
 Lygia Bojunga  , uma de suas grandes inspirações , é autora de diversos livros , e tivemos a oportunidade de ouvi lo ler parte de um capitulo do livro  “ Os Colegas “ ( livro escrito em meados de 1976 ) que fala de uma forma mais ponderada a realidade da sociedade .
A leitura não fez apenas um grande autor , mas também uma pessoa de caráter .
Pelo que ouvi da palestra e pelo o que percebi quando o procurei  para conversar , percebi  a tamanha educação que ele tens . Algo que também é sim , adquirida com a pratica da leitura .
Hoje , aos 46 anos de idade , Hermes também possui projetos de leituras em comunidades como o Complexo do Alemão .
E finaliza se minha aula com uma frase , dita na palestra , que vou levar por muitos anos “ Muitas vezes não somos o que queremos ser , mas não devemos perder o caminho “ ( Hermes Bernardi )

                                                                                                 

Um comentário:

  1. Percebo que a aluna Liengridi tem habito de fazer introduções em suas produções.Que por sinal,são ótimas.
    Parabéns Liengridi,parabéns professora e parabéns a escola.

    ResponderExcluir